| Resumo |
O presente trabalho busca abordar os estudos dos conceitos de riscos através da criação de um jogo físico, sendo este uma ferramenta didática e alternativa a fim de auxiliar na construção do pensamento geográfico no âmbito escolar. Para isso, pensou-se na elaboração de um Jogo da Memória, a fim de relacionar as cartas contendo imagens de diferentes tipos de risco com as cartas com a explicação teórica dos diferentes conceitos. Sabe-se que esse tema alcançou maior espaço nas discussões envolvendo a temática ambiental e nas ciências da natureza, porém, faz-se presente também no âmbito das ciências sociais, uma vez que as relações entre sociedade e natureza estão intrinsecamente relacionadas. Além disso, o conceito também é visto como sinônimo das palavras perigo, vulnerabilidade e desastres, é preciso destacar que cada termo tem a sua característica e funções distintas. A partir disso, surge a ideia do presente trabalho de abordar os diferentes tipos de conceito de risco a partir da criação de um jogo da memória, sendo este uma ferramenta alternativa e fundamental para levar os estudantes a compreenderem o mundo, pelo viés da espacialidade, que é a função ensino de Geografia na escola básica. O jogo aborda os conceitos de perigo, desastre, probabilidade e vulnerabilidade. E também serão contemplados 8 diferentes tipos de riscos, como por exemplo: deslizamentos de terra, risco químico, entre outros. Cada risco contará com um par de cartas diferentes, totalizando 36 cartas. Uma carta possuirá o nome dos risco, outra carta uma imagem que ilustra tal risco e outra que tenha a definição de tal, as três juntas definem um tipo de risco. As cartas serão postas todas juntas, embaralhadas e viradas para cima, os jogadores deverão olhá-las e relacionar os conceitos com suas devidas definições. O jogo foi pensado para ser jogado sozinho ou em duplas por cada vez, o jogador deverá fazer a relação de um conceito teórico, denominação e imagem que lhe representa, caso acerte ou erre a vez será do outro jogador, sendo que sairá vencedor quem fizer mais conexões corretas. Dessa forma, procura-se colocar em prática os conhecimentos adquiridos de modo articulado, associando os saberes cotidianos e os acadêmicos. |