Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22082

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Karen Nascimento Furtado Agapito
Orientador JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Outros membros Flávio Antônio Soares Brás, Ruan Ciconha Freitas
Título Educação para os riscos: Jogo da memória como instrumento alternativo na construção do conhecimento.
Resumo O presente trabalho busca abordar os estudos dos conceitos de riscos através da criação de um jogo físico, sendo este uma ferramenta didática e alternativa a fim de auxiliar na construção do pensamento geográfico no âmbito escolar. Para isso, pensou-se na elaboração de um Jogo da Memória, a fim de relacionar as cartas contendo imagens de diferentes tipos de risco com as cartas com a explicação teórica dos diferentes conceitos. Sabe-se que esse tema alcançou maior espaço nas discussões envolvendo a temática ambiental e nas ciências da natureza, porém, faz-se presente também no âmbito das ciências sociais, uma vez que as relações entre sociedade e natureza estão intrinsecamente relacionadas. Além disso, o conceito também é visto como sinônimo das palavras perigo, vulnerabilidade e desastres, é preciso destacar que cada termo tem a sua característica e funções distintas. A partir disso, surge a ideia do presente trabalho de abordar os diferentes tipos de conceito de risco a partir da criação de um jogo da memória, sendo este uma ferramenta alternativa e fundamental para levar os estudantes a compreenderem o mundo, pelo viés da espacialidade, que é a função ensino de Geografia na escola básica. O jogo aborda os conceitos de perigo, desastre, probabilidade e vulnerabilidade. E também serão contemplados 8 diferentes tipos de riscos, como por exemplo: deslizamentos de terra, risco químico, entre outros. Cada risco contará com um par de cartas diferentes, totalizando 36 cartas. Uma carta possuirá o nome dos risco, outra carta uma imagem que ilustra tal risco e outra que tenha a definição de tal, as três juntas definem um tipo de risco. As cartas serão postas todas juntas, embaralhadas e viradas para cima, os jogadores deverão olhá-las e relacionar os conceitos com suas devidas definições. O jogo foi pensado para ser jogado sozinho ou em duplas por cada vez, o jogador deverá fazer a relação de um conceito teórico, denominação e imagem que lhe representa, caso acerte ou erre a vez será do outro jogador, sendo que sairá vencedor quem fizer mais conexões corretas. Dessa forma, procura-se colocar em prática os conhecimentos adquiridos de modo articulado, associando os saberes cotidianos e os acadêmicos.
Palavras-chave Educação, riscos, jogo e metodologia.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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