| Resumo |
O projeto Ciência na Praça, integrante do programa de extensão Em Rede – Viçosa (PRG-002/2016), é uma ação contínua da Universidade Federal de Viçosa que visa estreitar a relação entre a produção acadêmica e a comunidade local, com prioridade para alunos de escolas públicas de ensino fundamental e médio. A iniciativa tem como objetivo central democratizar o acesso ao conhecimento científico, aproximando jovens da realidade universitária por meio de eventos semestrais que apresentam, de forma lúdica e interativa, estudos, experimentos e tecnologias desenvolvidos nos diversos centros de pesquisa da UFV. As atividades incluem estandes temáticos organizados em escolas, sessões de experimentação prática, demonstrações explicativas e rodas de conversa, estimulando o interesse dos estudantes pela ciência e pela continuidade dos estudos em nível superior. Desde 2016, o projeto consolidou-se como um elo entre ensino, pesquisa e extensão, totalizando onze edições, mais de 340 pesquisadores envolvidos, sete áreas do conhecimento contempladas e público superior a mil participantes diretos. Retomado em 2022 após a pandemia, vem expandindo parcerias com centros acadêmicos, programas de pós-graduação, escolas regionais e prefeituras municipais, garantindo estrutura logística, materiais de divulgação e acompanhamento por meio de relatórios avaliativos e feedbacks da comunidade escolar. Em sua 11ª edição, realizada no primeiro semestre de 2025 no município de Paula Cândido (MG), o projeto reafirmou seu compromisso com a popularização da ciência, alcançando excelente participação e engajamento da comunidade local. O Ciência na Praça contribui para reduzir barreiras de acesso à universidade, enfrenta o avanço do discurso anticientífico e fortalece a função social da universidade como agente de transformação local. A ação promove o despertar vocacional, amplia a visão de futuro dos jovens e reforça o compromisso da UFV com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sobretudo na promoção da educação de qualidade, redução de desigualdades e difusão da ciência. Ao integrar graduandos, pós-graduandos, técnicos administrativos e professores em um mesmo propósito de diálogo com a sociedade, o projeto reafirma a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, mostrando que a ciência, quando compartilhada de forma acessível, é capaz de inspirar, motivar e transformar vidas. |