| Resumo |
Este trabalho de conclusão de curso tem como tema central investigar as potencialidades do futebol como ferramenta didática para abordar os conceitos de território e territorialidade no Ensino de Geografia, com ênfase na realidade sociocultural do município de Ervália, Minas Gerais. A proposta parte da premissa de que o ensino geográfico torna-se mais significativo quando dialoga com o cotidiano dos estudantes, considerando-os sujeitos ativos na construção do conhecimento. O público-alvo são alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. A justificativa do trabalho baseia-se na observação de que muitos estudantes demonstram dificuldades na compreensão de conceitos geográficos abstratos, como o de território, sendo o futebol um elemento cultural amplamente presente e valorizado no cotidiano local, o que o torna um potente recurso didático. O objetivo geral foi refletir e problematizar a aplicabilidade do futebol no ensino de Geografia, articulando teoria e prática, valorizando o território como espaço vivido e apropriado socialmente. Como metodologia, o trabalho adota uma abordagem qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica, documental e empírica, incluindo observação participante, registros fotográficos e trabalho de campo no Estádio Michael Tânios Iásbeck, principal espaço esportivo da cidade. Foram desenvolvidas duas práticas pedagógicas: a primeira consistiu em um trabalho de campo com estudantes ao estádio, com observação e análise das dinâmicas territoriais; a segunda propôs a construção, em sala de aula, de uma maquete do estádio, representando os aspectos geográficos observados. Ambas as propostas foram planejadas com base nas habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental. Embora não tenha sido possível aplicar as propostas no ambiente escolar, devido a limitações éticas e prazos, as observações de campo e a análise da realidade local demonstraram que o futebol em Ervália mobiliza relações sociais, identitárias e espaciais que o qualificam como um recurso didático relevante. Conclui-se que o uso de elementos culturais próximos ao universo dos estudantes, como o futebol, pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem da Geografia, promovendo a construção de saberes mais críticos, significativos e conectados às vivências dos educandos. |