Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22055

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Institucionais: ODS16
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Thainara Cristina da Silva
Orientador NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Outros membros Eloreci do Carmo Medeiros Santos, Victória Borges Barbosa
Título Ritmos da Infância: Diferenciações do trabalho corporal e artístico com bebês e crianças pequenas
Resumo A participação no PIBID-UFV proporcionou vivência enriquecedora sobre práticas pedagógicas na Educação Infantil. No Subprojeto “Dança/Educação Infantil”, foram desenvolvidos, pelas estudantes da Educação Infantil, 2 projetos com turmas de 1 a 2 anos e de 4 a 5 anos, sob o eixo temático: “Arte, corpo e movimento”. Com as crianças de 1 a 2 anos, o foco principal foi compreender o desenvolvimento infantil a partir de práticas que respeitassem suas necessidades e interesses. Na primeira infância, é essencial priorizar o acolhimento, o afeto e a ludicidade, valorizando os estímulos sensoriais e o desenvolvimento emocional. As experiências propostas foram elaboradas com o intuito de estimular os sentidos, favorecer o movimento espontâneo e fortalecer vínculos afetivos. As ações respeitaram o ritmo de cada criança, priorizando uma abordagem sensível e responsiva. O ambiente foi planejado de forma promover um espaço acolhedor que valorizasse a livre expressão corporal e a escuta ativa. Esse cuidado contribuiu para o fortalecimento da confiança, possibilitando interações mais significativas e reconhecimento do corpo como meio de comunicação e descoberta. Com a turma de 4 a 5 anos, o trabalho evoluiu para práticas mais complexas, envolvendo movimento, dança, artes visuais e brincadeiras simbólicas. O objetivo foi explorar o corpo como forma de linguagem, integrando a arte ao cotidiano escolar por meio de propostas que exigem maior domínio corporal e atenção. Diferentemente do trabalho realizado com os bebês, foi possível planejar vivências que combinassem brincar, movimento e arte, respeitando o direito de explorar, criar e conviver. As ações buscaram equilibrar liberdade criativa e construção de regras, fortalecendo autonomia, trabalho em grupo e expressão de ideias. A metodologia incluiu a observação das rotinas e interesses da turma. Entre as práticas realizadas, destacam-se os percursos motores, colagens com elementos naturais, pinturas com tinta de terra e espuma, jogos de memória, alongamentos, circuitos de sopro, brincadeira do espelho, imitações de máquinas, dinâmicas com balões e ressignificação de objetos. Os resultados revelaram curiosidade, disposição para experimentar, habilidade para seguir instruções e atuação colaborativa. Foi necessário mediar conflitos para garantir a participação de todos. Conclui-se que e possível expandir as práticas com dança, teatro e outras linguagens artísticas para além dos estímulos básicos, incorporando brincadeiras diversas, coletivas e técnicas corporais de forma divertida e respeitosa. Por outro lado, com bebês, é fundamental que as propostas priorizem estímulos sensoriais, exploração livre e construção de vínculos, em um ambiente seguro e acolhedor, favorecendo o movimento espontâneo e o brincar. Essa experiência revelou que cada faixa etária demanda escuta atenta, sensível e intencionalidade pedagógica, sendo o corpo o ponto de partida para o cuidado e a aprendizagem em todas as etapas da Educação Infantil.
Palavras-chave Corpo, Ludicidade, Educação Infantil
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,68 segundos.