| Resumo |
A disciplina de Química Geral I (QUI100) é uma das mais relevantes e abrangentes da Universidade Federal de Viçosa (UFV), sendo oferecida anualmente a mais de 1300 estudantes distribuídos em 17 cursos de graduação distintos. Considerada uma disciplina de massa, a QUI100 apresenta um índice de reprovação elevado, que ultrapassa 50%. Esse cenário reflete não apenas a formação básica insuficiente de grande parte dos alunos, mas também a necessidade de a instituição adotar estratégias pedagógicas mais inclusivas e eficazes. O projeto visa a criação de um roteiro de exercícios para estudo dirigido na disciplina QUI100, utilizando a IA Gemini para correção automatizada. O estudo dirigido é uma técnica pedagógica que visa desenvolver a autonomia do aluno, promovendo sua independência em relação ao professor. Este não é um método isolado, mas sim parte de uma abordagem pedagógica contínua, que busca consolidar o conhecimento por meio da combinação de explicações e exercícios. A iniciativa busca escalar o apoio pedagógico a estudantes com dificuldades, especialmente aqueles que apresentaram baixo desempenho no ENEM em química, e que enfrentam riscos de reprovação devido à falta de base nos conteúdos iniciais. Para isso, é necessário estudar os fundamentos operacionais das Inteligências Artificiais, com foco na pesquisa de suas aplicações na área da educação, além de incluir a leitura e análise da ementa da disciplina QUI100, com o objetivo de elaborar problemas relacionados ao conteúdo da disciplina e testar a confiabilidade das respostas fornecidas pela IA. A proposta se inspira no sucesso do Programa de Tutorias Presenciais, mas visa universalizar esse suporte de maneira remota e acessível. O projeto evidencia o potencial da IA Gemini como ferramenta de apoio ao estudo dirigido em Química Geral, especialmente na correção automatizada de exercícios e no fornecimento de feedback imediato. Paralelamente, a capacidade de processar grandes volumes de dados e atender a diversos alunos simultaneamente representa uma vantagem significativa para disciplinas com altos índices de reprovação, como a QUI100. A expectativa é que o projeto possa ser expandido para outras disciplinas de grande demanda, contribuindo para a redução dos índices de reprovação. |