Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22017

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Ricardo Santos Pereira
Orientador DEYSE GOMES DA COSTA
Título Desenvolvimento de roteiro de estudo dirigido com correção por IA para a disciplina QUI100
Resumo A disciplina de Química Geral I (QUI100) é uma das mais relevantes e abrangentes da Universidade Federal de Viçosa (UFV), sendo oferecida anualmente a mais de 1300 estudantes distribuídos em 17 cursos de graduação distintos. Considerada uma disciplina de massa, a QUI100 apresenta um índice de reprovação elevado, que ultrapassa 50%. Esse cenário reflete não apenas a formação básica insuficiente de grande parte dos alunos, mas também a necessidade de a instituição adotar estratégias pedagógicas mais inclusivas e eficazes. O projeto visa a criação de um roteiro de exercícios para estudo dirigido na disciplina QUI100, utilizando a IA Gemini para correção automatizada. O estudo dirigido é uma técnica pedagógica que visa desenvolver a autonomia do aluno, promovendo sua independência em relação ao professor. Este não é um método isolado, mas sim parte de uma abordagem pedagógica contínua, que busca consolidar o conhecimento por meio da combinação de explicações e exercícios. A iniciativa busca escalar o apoio pedagógico a estudantes com dificuldades, especialmente aqueles que apresentaram baixo desempenho no ENEM em química, e que enfrentam riscos de reprovação devido à falta de base nos conteúdos iniciais. Para isso, é necessário estudar os fundamentos operacionais das Inteligências Artificiais, com foco na pesquisa de suas aplicações na área da educação, além de incluir a leitura e análise da ementa da disciplina QUI100, com o objetivo de elaborar problemas relacionados ao conteúdo da disciplina e testar a confiabilidade das respostas fornecidas pela IA. A proposta se inspira no sucesso do Programa de Tutorias Presenciais, mas visa universalizar esse suporte de maneira remota e acessível. O projeto evidencia o potencial da IA Gemini como ferramenta de apoio ao estudo dirigido em Química Geral, especialmente na correção automatizada de exercícios e no fornecimento de feedback imediato. Paralelamente, a capacidade de processar grandes volumes de dados e atender a diversos alunos simultaneamente representa uma vantagem significativa para disciplinas com altos índices de reprovação, como a QUI100. A expectativa é que o projeto possa ser expandido para outras disciplinas de grande demanda, contribuindo para a redução dos índices de reprovação.
Palavras-chave Inteligência Artificial, Estudo Dirigido, Química
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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