| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de História |
| Bolsa | Não se Aplica |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Thais Karoline Ferreira |
| Orientador | ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS |
| Outros membros | Adna Camila de Almeida, Maicon Antônio da Silva Tomás, Nalberth Diogo Cabral Gonçalves |
| Título | Da Ascensão do Nazismo ao Holocausto: Como o ódio se tornou política de Estado |
| Resumo | Durante a disciplina de Prática de Ensino, ministrada pelo professor Luís Guilherme Guimarães, na Universidade Federal de Viçosa, no ano de 2025, um grupo de estudantes do 5º período de graduação em História elaborou uma proposta de aula com o objetivo de dar voz e espaço a sujeitos historicamente marginalizados e tratados como secundários pela narrativa oficial. A atividade foi planejada para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e inserida em uma sequência didática que já havia abordado a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. A aula, intitulada “Da Ascensão do Nazismo ao Holocausto: Como o ódio se tornou política de Estado”, buscou provocar reflexões sobre como determinados grupos foram sistematicamente perseguidos e exterminados pelo regime nazista. A proposta permitiu aos alunos compreender que o Holocausto não se restringiu à perseguição aos judeus, mas também atingiu ciganos, pessoas com deficiência, homossexuais, comunistas, testemunhas de Jeová, entre outros considerados inferiores ou inimigos do sistema. Durante o processo de formulação da aula, realizou-se uma pesquisa aprofundada sobre a temática, com análise historiográfica e incorporação de diversas fontes, como filmes e documentários, ao desenvolvimento da didática. Essa abordagem teve como finalidade tornar a aula mais reflexiva e interativa, ao mesmo tempo em que se apresentava o conhecimento histórico e se estimulava uma reflexão crítica. Duas estratégias principais foram utilizadas: (1) um texto reflexivo baseado em testemunhos reais de vítimas do Holocausto, que transmitiam uma realidade cruel, porém necessária; e (2) um vídeo com o depoimento de um sobrevivente cuja história dialogava com o texto anterior. Esses materiais possibilitaram uma aula que, para além da transmissão de fatos, promovia empatia e aproximava o conteúdo da realidade dos alunos, contribuindo para um ambiente mais humano e crítico. Durante a aplicação da proposta, observou-se que a turma ficou impactada com o conteúdo apresentado, demonstrando indignação diante das violências praticadas pelo regime nazista. Contudo, compreendeu-se que o modo como o conteúdo é apresentado influencia diretamente o envolvimento e a compreensão dos estudantes. O uso de recursos visuais, como imagens e trechos de filmes, contribuiu significativamente para aproximar os alunos da temática, facilitando a compreensão e tornando o conteúdo mais acessível e significativo. |
| Palavras-chave | Ensino, Holocausto, Nazismo |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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