Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22001

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Douglas Francisco Cenachi Barcelos
Orientador EMERSON NUNES DA COSTA GONCALVES
Outros membros DAIANE CENACHI BARCELOS, SARA FERREIRA DE ALMEIDA
Título A Integração da Temática da Erosão no Ensino Técnico: uma proposta interdisciplinar para a EFA
Resumo O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza (Licena) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A pesquisa teve como objetivo identificar dados relacionados à prática pedagógica no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, de uma Escola Família Agrícola (EFA) da Zona da Mata Mineira, relacionando o problema da erosão ao ensino de Ciências. Por meio de entrevistas com monitores e estudantes da EFA, buscou-se analisar como o ensino da instituição aborda a temática da erosão, uma vez que a região é fortemente afetada por esse problema. Além disso, procurou-se investigar como os futuros técnicos poderão atuar na busca por soluções. Outro objetivo da pesquisa foi a elaboração de um material teórico interdisciplinar sobre o tema da erosão, visando sua integração ao ensino da escola. A Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) foi o referencial teórico que sustentou tanto a discussão quanto a análise dos dados. A escolha desse referencial se deu pelo alinhamento dos cinco passos propostos pela PHC com a proposta da pesquisa: partir da prática social; problematização; instrumentalização; catarse e retorno à prática social. Dessa forma, foi possível estabelecer relações entre o ponto de partida e os estudos, e as análises das entrevistas, que promoveram reflexões e o retorno à prática de forma mais crítica, com alternativas interdisciplinares para que a temática da erosão seja incorporada na formação do ensino técnico e médio da EFA. O aporte da PHC nos permite transitar da consciência ingênua para a consciência filosófica, especialmente quando a escola propicia aos estudantes a oportunidade de conhecerem suas realidades de forma analítica e crítica. Os resultados da pesquisa evidenciaram a necessidade de debater essa temática na EFA, devido à sua importância e à contribuição para a formação técnica dos estudantes. Como produto da pesquisa, foi elaborada uma sequência didática destinada ao 2º ano do Ensino Médio, abordando conteúdos de Química, Biologia e Física, com articulações com as Ciências Humanas. Nosso objetivo é oferecer uma educação de qualidade, que contribua para a formação profissional e social dos estudantes, utilizando suas realidades como ponto de partida e de retorno, além de promover a preservação, conservação e soluções para os solos, tanto da região da EFA quanto dos territórios dos estudantes. Por fim, esperamos que a sequência didática contribua com a prática docente dos monitores da escola e que, juntos, possamos buscar uma educação crítica e transformadora.
Palavras-chave Erosão, Ensino de Ciências, Educação do Campo
Forma de apresentação..... Vídeo
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