| Resumo |
O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza (Licena) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A pesquisa teve como objetivo identificar dados relacionados à prática pedagógica no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, de uma Escola Família Agrícola (EFA) da Zona da Mata Mineira, relacionando o problema da erosão ao ensino de Ciências. Por meio de entrevistas com monitores e estudantes da EFA, buscou-se analisar como o ensino da instituição aborda a temática da erosão, uma vez que a região é fortemente afetada por esse problema. Além disso, procurou-se investigar como os futuros técnicos poderão atuar na busca por soluções. Outro objetivo da pesquisa foi a elaboração de um material teórico interdisciplinar sobre o tema da erosão, visando sua integração ao ensino da escola. A Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) foi o referencial teórico que sustentou tanto a discussão quanto a análise dos dados. A escolha desse referencial se deu pelo alinhamento dos cinco passos propostos pela PHC com a proposta da pesquisa: partir da prática social; problematização; instrumentalização; catarse e retorno à prática social. Dessa forma, foi possível estabelecer relações entre o ponto de partida e os estudos, e as análises das entrevistas, que promoveram reflexões e o retorno à prática de forma mais crítica, com alternativas interdisciplinares para que a temática da erosão seja incorporada na formação do ensino técnico e médio da EFA. O aporte da PHC nos permite transitar da consciência ingênua para a consciência filosófica, especialmente quando a escola propicia aos estudantes a oportunidade de conhecerem suas realidades de forma analítica e crítica. Os resultados da pesquisa evidenciaram a necessidade de debater essa temática na EFA, devido à sua importância e à contribuição para a formação técnica dos estudantes. Como produto da pesquisa, foi elaborada uma sequência didática destinada ao 2º ano do Ensino Médio, abordando conteúdos de Química, Biologia e Física, com articulações com as Ciências Humanas. Nosso objetivo é oferecer uma educação de qualidade, que contribua para a formação profissional e social dos estudantes, utilizando suas realidades como ponto de partida e de retorno, além de promover a preservação, conservação e soluções para os solos, tanto da região da EFA quanto dos territórios dos estudantes. Por fim, esperamos que a sequência didática contribua com a prática docente dos monitores da escola e que, juntos, possamos buscar uma educação crítica e transformadora. |