Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21984

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Mikael de Assis Silva
Orientador EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO
Outros membros Dênis da Silva Faria, Felipe Guimarães Gomes, Júlia Mendes Bonifácio, Pietro Miguel Soares Martins
Título O Novo Acordo Ortográfico: Um Estudo Prático com Alunos do Ensino Público
Resumo O tema central deste estudo é a apresentação de normas gramaticais do nosso idioma,
com foco em suas regras e estruturas fundamentais, amparadas pelo Novo Acordo
Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigor desde 1º de janeiro de 2009 no Brasil. O
trabalho contemplou alunos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Dr. Raimundo
Alves Torres, localizada no município de Viçosa, Minas Gerais, sendo desenvolvido pelos
membros do projeto PIBIC-Jr núcleo Arte com orientação dos IDs do PIBID do núcleo
Dança da Universidade Federal de Viçosa e supervisão da professora responsável pelo
projeto na escola. Para a realização do trabalho, os membros do PIBIC-Jr aprofundaram
seus conhecimentos na gramática brasileira através de um estudo minucioso do Novo
Acordo Ortográfico. O grupo apresentou através de aulas teóricas e práticas as principais
mudanças introduzidas pelo Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, dando foco
especial nas alterações relacionadas à ortografia e nas regras de acentuação. Nas aulas
teóricas foram apresentadas uma explicação geral sobre o que seria o Novo Acordo
Ortográfico, quais as motivações que levaram à implementação de uma nova mudança em
todos países lusófonos e as principais mudanças gramaticais. Na realização da etapa prática
da proposta foi conduzida uma gincana para que através de uma dinâmica lúdica e criativa,
a fixação do conteúdo apresentado fosse reforçada e avaliada para obtenção de dados. No
final do desenvolvimento do projeto foi reforçada a importância do aprofundamento ao
estudo de normas ortográficas, dessa forma, foram distribuídos materiais teóricos impressos
para estudo e progressão da atividade, indo de acordo com o que é estudado na disciplina de
Língua Portuguesa. Durante a análise avaliativa do trabalho percebeu-se que todas as turmas
envolvidas participaram de forma ativa, demonstrando interesse pelo conteúdo proposto e
dispondo-se à interagir com os desafios e perguntas propostas, indo em desencontro com as
características geracionais atuais de falta de interesse em estabelecer um engajamento dos
alunos nesse tema. Algumas turmas obtiveram desempenho superior ao de outras,
destacando-se com taxas de acertos maiores. Com o desenvolvimento deste trabalho, foi
possível obter dados conclusivos sobre as principais dificuldades dos alunos da ESEDRAT
em relação ao conteúdo, com ênfase especial na acentuação gráfica e no uso do Hífen.
Conclui-se que o trabalho teve grande relevância para o reforço das regras básicas da
gramática da língua portuguesa, fortalecendo e colaborando com o desenvolvimento e
construção de projetos e relatórios futuros relacionados à cultura brasileira.
Palavras-chave Novo Acordo Ortográfico, Ensino Básico, PIBIC Jr
Forma de apresentação..... Vídeo
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