| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Ensino médio |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de Artes e Humanidades |
| Bolsa | Outros |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CAPES |
| Primeiro autor | Mikael de Assis Silva |
| Orientador | EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO |
| Outros membros | Dênis da Silva Faria, Felipe Guimarães Gomes, Júlia Mendes Bonifácio, Pietro Miguel Soares Martins |
| Título | O Novo Acordo Ortográfico: Um Estudo Prático com Alunos do Ensino Público |
| Resumo | O tema central deste estudo é a apresentação de normas gramaticais do nosso idioma, com foco em suas regras e estruturas fundamentais, amparadas pelo Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigor desde 1º de janeiro de 2009 no Brasil. O trabalho contemplou alunos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres, localizada no município de Viçosa, Minas Gerais, sendo desenvolvido pelos membros do projeto PIBIC-Jr núcleo Arte com orientação dos IDs do PIBID do núcleo Dança da Universidade Federal de Viçosa e supervisão da professora responsável pelo projeto na escola. Para a realização do trabalho, os membros do PIBIC-Jr aprofundaram seus conhecimentos na gramática brasileira através de um estudo minucioso do Novo Acordo Ortográfico. O grupo apresentou através de aulas teóricas e práticas as principais mudanças introduzidas pelo Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, dando foco especial nas alterações relacionadas à ortografia e nas regras de acentuação. Nas aulas teóricas foram apresentadas uma explicação geral sobre o que seria o Novo Acordo Ortográfico, quais as motivações que levaram à implementação de uma nova mudança em todos países lusófonos e as principais mudanças gramaticais. Na realização da etapa prática da proposta foi conduzida uma gincana para que através de uma dinâmica lúdica e criativa, a fixação do conteúdo apresentado fosse reforçada e avaliada para obtenção de dados. No final do desenvolvimento do projeto foi reforçada a importância do aprofundamento ao estudo de normas ortográficas, dessa forma, foram distribuídos materiais teóricos impressos para estudo e progressão da atividade, indo de acordo com o que é estudado na disciplina de Língua Portuguesa. Durante a análise avaliativa do trabalho percebeu-se que todas as turmas envolvidas participaram de forma ativa, demonstrando interesse pelo conteúdo proposto e dispondo-se à interagir com os desafios e perguntas propostas, indo em desencontro com as características geracionais atuais de falta de interesse em estabelecer um engajamento dos alunos nesse tema. Algumas turmas obtiveram desempenho superior ao de outras, destacando-se com taxas de acertos maiores. Com o desenvolvimento deste trabalho, foi possível obter dados conclusivos sobre as principais dificuldades dos alunos da ESEDRAT em relação ao conteúdo, com ênfase especial na acentuação gráfica e no uso do Hífen. Conclui-se que o trabalho teve grande relevância para o reforço das regras básicas da gramática da língua portuguesa, fortalecendo e colaborando com o desenvolvimento e construção de projetos e relatórios futuros relacionados à cultura brasileira. |
| Palavras-chave | Novo Acordo Ortográfico, Ensino Básico, PIBIC Jr |
| Forma de apresentação..... | Vídeo |
| Link para apresentação | Vídeo |
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