Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21965

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ana Luíza Alves da Silva
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Título O amor pedagógico, bem-estar e professores de línguas em formação: crenças e emoções
Resumo Um crescimento significativo no número de estudos em Linguística Aplicada abordando o amor pedagógico e o bem-estar no contexto do ensino e aprendizagem de línguas tem sido observado nas últimas décadas (Barcelos & Coelho, 2016; Sisask et al., 2013; Talbot & Mercer, 2018; Mercer, 2021; Vieira, 2023). Segundo Barcelos (2022), o amor pedagógico é um conceito transdisciplinar, com dimensões sociais e políticas, que pode influenciar o bem-estar de ambos professores e alunos. Talbot e Mercer (2018) ressaltam a relação entre bem-estar, regulação emocional e a prática docente, destacando seus impactos na aprendizagem dos alunos e na saúde mental dos professores. Esta pesquisa, ainda em andamento, tem como objetivo investigar as crenças e emoções de estudantes de Letras – Português/Inglês da Universidade Federal de Viçosa (UFV) sobre o amor pedagógico e bem-estar no ensino e aprendizagem de línguas. Para além de buscar contribuir com os estudos na área e com a promoção de equidade, paz e justiça (Barcelos, 2022; Freire, 1996) e na melhoria da qualidade de vida de professores e estudantes, a pesquisa alinha-se também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) no que diz respeito a Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades e Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Inspirada em Freire (1979), esta pesquisa compreende o amor como parte do compromisso ético do educador com a sociedade e com a transformação social. Apresenta-se neste trabalho um recorte dos resultados parciais, com base na participação de cinco alunos a partir do 5º período de curso, obtidos por meio de dados coletados através da aplicação de questionário semiaberto, narrativas escritas e orais e entrevistas individuais. Os resultados parciais indicam crenças compartilhadas de que práticas docentes fundamentadas no amor pedagógico favorecem o bem-estar e as emoções de alunos e professores em formação, influenciando positivamente o processo de ensino e aprendizagem de línguas.
Palavras-chave Amor pedagógico, bem-estar, ensino e aprendizagem de línguas
Forma de apresentação..... Vídeo
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