| Resumo |
O presente trabalho apresenta como tema a dificuldade dos alunos do curso de Educação Física (EF) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em ministrar aulas de dança para as turmas 1° e do 2° ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Alice Loureiro em Viçosa, Minas Gerais. O objetivo geral deste relato é refletir a falta de disciplinas que abordam o conteúdo de danças na grade curricular do curso de EFI da UFV e suas implicações para os discentes ao trabalharem o conteúdo da dança na Educação Física escolar. Foram ministradas 12 aulas com o conteúdo de dança com as turmas. Os planos de aulas foram utilizadas como base para este relato de experiência. As aulas foram ministradas por três alunos (IDs) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e os planos de aula tinham como foco trabalhar temas sociais relacionados à dança, a percepção corporal e, também, a percepção rítmica. A partir da análise dos planos de aula e suas execuções, assim como das informações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o relato foi construído, considerando as habilidades recomendadas pelo documento, relacionando-as com o que foi contemplado nas aulas e com a grade curricular do curso de EF da UFV. Durante a montagem dos planos de aula, os IDs tiveram dificuldades em planejar atividades e objetivos para as aulas, pois, diferente de outros conteúdos, os alunos da graduação em Educação Física não tinham informações sobre a estrutura de uma aula de dança se não buscassem essa vivência fora do curso. A experiência pregressa de um dos ID’s, que já teve vivência prática e já participou de um grupo de dança, colaborou e facilitou o planejamento. Além disso, pesquisas sobre o conteúdo da dança e atividades adequadas para a faixa etária foram cuidadosamente realizadas em literatura científica e acervos didáticos em plataformas de vídeos online. A partir da dificuldade dos discentes, um cenário comum se mostra presente: a falta de conhecimento técnico-científico dos licenciandos para a elaboração de aulas com o conteúdo de danças, resultado de uma currículo que não contempla um dos conteúdos legítimos da cultura corporal. A maioria dos alunos da escola participou das aulas, que continham atividades cooperativas, lúdicas e jogos adaptados com o auxílio de músicas infantis. Os principais resultados obtidos indicam que, após seguir informações da BNCC, fazer pesquisas sobre o conteúdo e buscar ajuda com o discente que já tinha vivenciado a dança na prática, houve uma melhora nas últimas aulas de dança em relação às primeiras tanto no planejamento quanto na aplicação do conteúdo. Com isso, conclui-se que é necessária uma revisão do currículo de formação em EF na UFV, sendo de grande importância adicionar pelo menos uma disciplina de dança para fundamentar o ensino desse conteúdo na EF escolar, que é obrigatório de acordo com a BNCC. |