| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de História |
| Bolsa | Não se Aplica |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Gabriel Olimpio de Oliveira |
| Orientador | KARLA DENISE MARTINS |
| Título | Imaginários Infernais: Uma leitura iconográfica comparada entre A Visão de Túndalo e a Divina Comédia |
| Resumo | O presente trabalho é fruto do meu TCC e tem por objetivo analisar o inferno enquanto um dos espaços do além medieval a partir da iconografia de duas importantes fontes. Partindo que o período chamado “Idade Média” não foi uniforme e nem um momento de dominação completa do Cristianismo, mas um período no qual ele buscou se estabelecer, e uma dessas formas buscadas era justamente a ideia de uma condenação das almas ao inferno e a figura do Diabo. O pós-vida era de suma importância para o medievo, já que o lugar que sua alma iria após a morte era uma preocupação que assolava o cotidiano do ocidente medieval. Portanto, pensar esses espaços é de grande importância, uma vez que por ser uma crença presente na sociedade do período, eles carregam muito do pensamento e convicções do Ocidente Medieval. Nesse contexto, um importante tipo de fonte são as viagens ao além, que era comum no período e possuem raízes em outras tradições, elas tinham uma função de educar os fieis e mostrar as condutas corretas para que possam ter um lugar melhor após a morte, tendo sua importância justamente por serem fontes no qual se mostrava muito de como se imaginava esses espaços do além. O presente trabalho foca em duas: A visão de Túndalo e a Divina Comédia. Ambas escritas em períodos diferentes, mas inseridas no contexto da baixa Idade Média, e que trazem em detalhes da viagem dos personagens pelos espaços do pós-vida, sendo comum trabalhos que analisam as semelhanças entre as duas obras, mas pensando a iconografia não sendo tão comum. Assim sendo, o presente trabalho busca analisar a construção do inferno nas duas obras a partir da iconografia, mostrando a partir das iluminuras presentes no manuscrito borgonhês Les Visions Du Chevalier Tondal (século XV) e das ilustrações da Divina Comedia de Gustave Doré, como essas diferentes ilustrações baseadas nas obras foram influenciadas para um imaginário acerca do inferno, pois a iconografia se mostra uma fonte muito relevante, pois não deve ser tratada enquanto uma mera ilustração, mas partindo do método de Panofsky da iconologia, a imagem traz elementos de suma importância para a reflexão e pensar elas a partir dessas obras traz elementos importantes para o trabalho, fazendo uma comparação de como é narrado e construído o inferno nelas e a influência que essa distinção terá na iconografia produzida a partir delas. |
| Palavras-chave | Medieval, Diabo, Inferno. |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
|---|