Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21927

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de História
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabriel Olimpio de Oliveira
Orientador KARLA DENISE MARTINS
Título Imaginários Infernais: Uma leitura iconográfica comparada entre A Visão de Túndalo e a Divina Comédia
Resumo O presente trabalho é fruto do meu TCC e tem por objetivo analisar o inferno enquanto
um dos espaços do além medieval a partir da iconografia de duas importantes fontes.
Partindo que o período chamado “Idade Média” não foi uniforme e nem um momento de
dominação completa do Cristianismo, mas um período no qual ele buscou se estabelecer,
e uma dessas formas buscadas era justamente a ideia de uma condenação das almas ao
inferno e a figura do Diabo. O pós-vida era de suma importância para o medievo, já que
o lugar que sua alma iria após a morte era uma preocupação que assolava o cotidiano do
ocidente medieval. Portanto, pensar esses espaços é de grande importância, uma vez que
por ser uma crença presente na sociedade do período, eles carregam muito do pensamento
e convicções do Ocidente Medieval. Nesse contexto, um importante tipo de fonte são as
viagens ao além, que era comum no período e possuem raízes em outras tradições, elas
tinham uma função de educar os fieis e mostrar as condutas corretas para que possam ter
um lugar melhor após a morte, tendo sua importância justamente por serem fontes no qual
se mostrava muito de como se imaginava esses espaços do além. O presente trabalho foca
em duas: A visão de Túndalo e a Divina Comédia. Ambas escritas em períodos diferentes,
mas inseridas no contexto da baixa Idade Média, e que trazem em detalhes da viagem dos
personagens pelos espaços do pós-vida, sendo comum trabalhos que analisam as
semelhanças entre as duas obras, mas pensando a iconografia não sendo tão comum.
Assim sendo, o presente trabalho busca analisar a construção do inferno nas duas obras a
partir da iconografia, mostrando a partir das iluminuras presentes no manuscrito
borgonhês Les Visions Du Chevalier Tondal (século XV) e das ilustrações da Divina
Comedia de Gustave Doré, como essas diferentes ilustrações baseadas nas obras foram
influenciadas para um imaginário acerca do inferno, pois a iconografia se mostra uma
fonte muito relevante, pois não deve ser tratada enquanto uma mera ilustração, mas
partindo do método de Panofsky da iconologia, a imagem traz elementos de suma
importância para a reflexão e pensar elas a partir dessas obras traz elementos importantes
para o trabalho, fazendo uma comparação de como é narrado e construído o inferno nelas
e a influência que essa distinção terá na iconografia produzida a partir delas.
Palavras-chave Medieval, Diabo, Inferno.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,70 segundos.