| Resumo |
O Curso de Extensão em Língua Inglesa (CELIN), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), tem entre seus objetivos oferecer oportunidade de estágio para os alunos do curso de Letras desenvolverem as habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho, contribuir para a inovação e qualidade do projeto pedagógico do curso, conectar ensino, pesquisa e extensão na formação dos futuros profissionais, além de oferecer a oportunidade de enriquecimento cultural à comunidade. Segundo Larsen-Freeman e Anderson (2016), o método comunicativo, que é utilizado pelo curso, proporciona: interação com os alunos, prática da língua inglesa e criação de materiais próprios. Este último ponto reforça o compromisso do CELIN de proporcionar aos professores uma experiência de produção pautada no contexto de professores e alunos, amparada por metodologias ativas e pela pedagogia dos Multiletramentos (New London Group, 1996). Sendo assim, os professores têm autonomia para criar atividades próprias, ancoradas nos objetivos linguísticos de cada um dos cinco níveis propostos no currículo do curso. Estes materiais variam entre criação de textos para leitura e escrita, seleção de vídeos e áudios para escuta, elaboração de atividades para aprimorar a fala na língua-alvo e adaptação de jogos existentes para o contexto do ensino de língua inglesa, utilizando Inteligência Artificial, livros, produções audiovisuais, sites e aplicativos variados como ferramentas facilitadoras. A análise foi feita a partir de materiais disponibilizados por professores atuantes no projeto. O objetivo é mostrar os materiais criados por esses professores e como eles auxiliam na adaptação ao nível e interesses do aluno, de acordo com as necessidades específicas observadas em sala de aula. Como resultado, foi possível perceber que a prática de elaboração de materiais didáticos contribui para a formação de professores mais autônomos e criativos, preocupados com a personalização do ensino. Também contribui para a reflexão da prática pedagógica ao permitir selecionar atividades que alcancem os objetivos de aprendizagem propostos pelo professor. Além disso, a utilização dos conceitos da Pedagogia dos Multiletramentos (Cope; Kalantzis, 2015; New London Group, 1996) nas aulas auxiliam, através dos materiais elaborados, o pensamento crítico, a conexão cultural com os países falantes da língua-alvo, a interação e colaboração entre os alunos, trazendo mais conexão com a realidade vivida por cada um. |