Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21912

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Gabriel Miranda Martins
Orientador FLAVIA RUSSO SILVA PAIVA
Título A contação de histórias como estratégia didático-pedagógica de divulgação científica para crianças
Resumo Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a viabilidade da contação de histórias como
recurso estratégico de divulgação de conhecimentos científicos para crianças de forma
lúdica, a partir dessa prática nos atendimentos realizados na Ludoteca/UFV. Em termos
metodológicos, foi desenvolvida a partir de uma observação qualitativa e organizada
basicamente em diferentes momentos. Inicialmente, realizamos um levantamento de livros
de literatura infantil (na internet, no acervo da Ludoteca/UFV e na Biblioteca Central/UFV)
que se apresentam como referência para divulgação de conhecimentos científicos para as
crianças, principalmente pela forma lúdica de apresentação da história, imagens
significativas e utilização de linguagem adequada ao público infantil. Em seguida,
selecionamos quatro livros de literatura infantil que foram estudados/explorados e a partir
deles planejamos e realizamos a contação da história em atendimentos as crianças na
Ludoteca. Utilizamos de materiais recicláveis para a confecção dos recursos estratégicos
para apoiar a contação das histórias, como palitoches, dedoches e fichas. Foi possível
observar a concentração das crianças e interesse pelas histórias contadas. Elas
apresentaram gosto por essa prática, como já era esperado. Isso favoreceu o diálogo que
realizamos para tentar perceber o que compreenderam sobre o assunto abordado, além da
observação do comportamento, expressões faciais. Como resultado, foi possível observar
uma compreensão das crianças sobre os assuntos abordados nas histórias, principalmente
quando estas relataram acontecimentos cotidianos e experiências pessoais relacionadas ao
tema. As observações nos levaram a considerar a eficácia da contação de histórias como
uma estratégia didático-pedagógica para a abordagem de temas científicos e que podem
apresentar determinada complexidade para a compreensão das crianças. Concluímos,
portanto, que a contação de histórias para o público infantil tende a proporcionar a
apresentação de conceitos, despertar o interesse e a curiosidade das crianças para
compreenderem conhecimentos científicos, percebendo-os e relacionando com aspectos e
práticas da vida cotidiana, promovendo, assim, o letramento científico.
Palavras-chave Contação de histórias, Lúdico, Educação
Forma de apresentação..... Vídeo
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