| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Ensino médio |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de Educação |
| Bolsa | BIC-Júnior |
| Conclusão de bolsa | Sim |
| Apoio financeiro | FAPEMIG |
| Primeiro autor | Gabriel Miranda Martins |
| Orientador | FLAVIA RUSSO SILVA PAIVA |
| Título | A contação de histórias como estratégia didático-pedagógica de divulgação científica para crianças |
| Resumo | Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a viabilidade da contação de histórias como recurso estratégico de divulgação de conhecimentos científicos para crianças de forma lúdica, a partir dessa prática nos atendimentos realizados na Ludoteca/UFV. Em termos metodológicos, foi desenvolvida a partir de uma observação qualitativa e organizada basicamente em diferentes momentos. Inicialmente, realizamos um levantamento de livros de literatura infantil (na internet, no acervo da Ludoteca/UFV e na Biblioteca Central/UFV) que se apresentam como referência para divulgação de conhecimentos científicos para as crianças, principalmente pela forma lúdica de apresentação da história, imagens significativas e utilização de linguagem adequada ao público infantil. Em seguida, selecionamos quatro livros de literatura infantil que foram estudados/explorados e a partir deles planejamos e realizamos a contação da história em atendimentos as crianças na Ludoteca. Utilizamos de materiais recicláveis para a confecção dos recursos estratégicos para apoiar a contação das histórias, como palitoches, dedoches e fichas. Foi possível observar a concentração das crianças e interesse pelas histórias contadas. Elas apresentaram gosto por essa prática, como já era esperado. Isso favoreceu o diálogo que realizamos para tentar perceber o que compreenderam sobre o assunto abordado, além da observação do comportamento, expressões faciais. Como resultado, foi possível observar uma compreensão das crianças sobre os assuntos abordados nas histórias, principalmente quando estas relataram acontecimentos cotidianos e experiências pessoais relacionadas ao tema. As observações nos levaram a considerar a eficácia da contação de histórias como uma estratégia didático-pedagógica para a abordagem de temas científicos e que podem apresentar determinada complexidade para a compreensão das crianças. Concluímos, portanto, que a contação de histórias para o público infantil tende a proporcionar a apresentação de conceitos, despertar o interesse e a curiosidade das crianças para compreenderem conhecimentos científicos, percebendo-os e relacionando com aspectos e práticas da vida cotidiana, promovendo, assim, o letramento científico. |
| Palavras-chave | Contação de histórias, Lúdico, Educação |
| Forma de apresentação..... | Vídeo |
| Link para apresentação | Vídeo |
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