Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21910

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Monique Balbino dos Reis
Orientador Priscila Resende Silveira
Outros membros Bárbara Figueiredo Coura e Silva, Maria Clara Barbosa das Chagas, Mateus José dos Santos, RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Título Alfabetização Científica Emancipadora: a experiência da UC-UFV com oficinas temáticas nos anos iniciais
Resumo O projeto Universidade das Crianças da Universidade Federal de Viçosa (UC-UFV) promove uma alfabetização científica emancipadora voltada aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Integrando ensino, pesquisa e extensão, a iniciativa busca aproximar o saber científico do cotidiano das crianças por meio de oficinas temáticas baseadas em suas curiosidades e perguntas espontâneas, coletadas pela “Caixinha Pergunte para a Capivara”. As atividades valorizam a escuta ativa, o protagonismo infantil e a interdisciplinaridade, em diálogo com os princípios da pedagogia freireana e com os marcos curriculares da BNCC. As oficinas são planejadas e executadas por uma equipe composta por estudantes universitários, professores da UFV e educadores da escola parceira. O processo envolve diagnóstico dos interesses dos alunos, definição de objetivos e estratégias metodológicas, elaboração de materiais acessíveis e instrumentos de avaliação. As práticas se baseiam em metodologias ativas e ensino por investigação, promovendo a aprendizagem significativa e a construção coletiva do conhecimento. Entre 2023 e 2025, destacam-se oficinas como “Conhecendo o Universo”, “Ciência em Cena: os Segredos do Corpo na Dança”, “Meu Corpo, Meu Melhor Amigo” e “Desmistificando a Ciência!”, além de visitas pedagógicas a espaços como o Museu de Zoologia da UFV, o Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, a Mata da Biologia, e à cidade de Ouro Preto. Todas as experiências buscaram conectar os conteúdos científicos com a realidade das crianças, estimulando a curiosidade, o pensamento crítico e a compreensão de temas relevantes à saúde, ao meio ambiente, à cultura e à história. Outro diferencial da metodologia é a incorporação da educomunicação como ferramenta pedagógica. As crianças são incentivadas a produzir vídeos, textos e conteúdos digitais, assumindo o papel de comunicadoras da ciência. A avaliação processual das oficinas é feita com base na observação do



envolvimento dos alunos, nas perguntas geradas e nos produtos construídos coletivamente. O projeto reafirma a importância da escola pública como espaço de formação crítica e da universidade como parceira na democratização do conhecimento. A experiência da UC-UFV demonstra que é possível desenvolver práticas pedagógicas significativas, mesmo diante de limitações estruturais, fortalecendo a cidadania científica desde os primeiros anos escolares.
Palavras-chave Alfabetização científica, Educação, Formação docente
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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