| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Ensino médio |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Área temática | Dimensões Econômicas: ODS9 |
| Setor | Departamento de Engenharia Elétrica |
| Bolsa | BIC-Júnior |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | FAPEMIG |
| Primeiro autor | Pablo Marcolino |
| Orientador | ALEXANDRE SANTOS BRANDAO |
| Título | Aprendizagem Ativa com Modelagem 3D: Um Relato de Experiência no NERo/UFV |
| Resumo | A modelagem tridimensional e a prototipagem rápida por impressão 3D têm se consolidado como ferramentas essenciais para o desenvolvimento tecnológico e a inovação em múltiplas áreas do conhecimento. No contexto educacional, sua aplicação vai além da produção de peças físicas: trata-se de uma estratégia de formação que estimula o raciocínio espacial, a resolução de problemas e a criatividade. Para estudantes do ensino médio, em especial, o contato com essas tecnologias representa uma oportunidade concreta de aproximação com o universo científico e tecnológico, motivando o ingresso no ensino superior já com uma base prática e qualificação técnica inicial. Este trabalho apresenta as experiências conduzidas no Núcleo de Especialização em Robótica (NERo), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), entre outubro de 2022 e setembro de 2023, com foco na utilização da modelagem e impressão 3D em projetos educacionais. Durante esse período, foram idealizadas, modeladas e fabricadas diversas peças utilizando duas impressoras 3D Creality Ender 3, com filamento PLA — material escolhido por ser biodegradável, de baixo custo e fácil manuseio. As etapas de desenvolvimento abrangeram desde a concepção dos modelos digitais até a impressão final. Foram utilizados softwares como Autodesk Inventor e Blender para a modelagem, e os slicers Prusa Slicer e Ultimaker Cura para a conversão dos arquivos em G-code. Esses programas permitiram o ajuste de parâmetros técnicos, como preenchimento, suportes, dimensões e temperatura de extrusão, otimizando o tempo de impressão e a qualidade dos protótipos. As peças produzidas atenderam a diferentes finalidades, com destaque para aplicações em robótica educacional, criação de dispositivos acessíveis para pessoas com deficiência visual e soluções práticas para uso cotidiano. A vivência dos estudantes no processo também promoveu o desenvolvimento de habilidades técnicas relevantes, como design mecânico, operação de impressoras 3D, diagnóstico de falhas de impressão e domínio de parâmetros de fatiamento. Conclui-se que a modelagem e a impressão 3D, além de promoverem inovação e acessibilidade, são ferramentas fundamentais na formação de jovens para os desafios tecnológicos atuais. Ao integrar teoria e prática em um ambiente de aprendizagem colaborativo, essas tecnologias contribuem de forma significativa para despertar vocações, democratizar o acesso ao conhecimento e qualificar estudantes desde a educação básica. |
| Palavras-chave | Impressão 3D, robótica, modelagem 3D |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
|---|