Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21896

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabriella de Lima Sales dos Reis
Orientador Priscila Resende Silveira
Outros membros Mateus José dos Santos, RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Título A Universidade das Crianças da UFV e a Democratização da Ciência
Resumo A alfabetização científica (AC) é essencial para formar cidadãos críticos e conscientes, especialmente diante dos desafios ambientais e tecnológicos atuais. Desde os anos 1950, Paul Hurd já apontava sua importância para a vida em sociedade. Posteriormente, o movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), com autores como Thomas Kuhn e Rachel Carson, defendeu uma ciência mais acessível e socialmente responsável. Apesar do reconhecimento oficial da AC em documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (2002) e o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (2014), sua implementação enfrenta obstáculos. Falta de infraestrutura nas escolas públicas, ausência de laboratórios e materiais adequados dificultam práticas investigativas. Soma-se a isso a formação limitada de professores nos anos iniciais, afetando sua segurança ao propor atividades investigativas. A cultura escolar, ainda centrada na memorização, também dificulta a valorização da ciência no cotidiano escolar. Autores como Chassot (2011) defendem a introdução precoce da AC, integrada a outras áreas. Saviani (2003) destaca a centralidade da ciência no currículo por sua capacidade de desenvolver pensamento crítico. No entanto, o ensino tradicional e descontextualizado desmotiva os estudantes, apesar de sua curiosidade natural. Pozo e Crespo (2009) propõem um ensino com base em perguntas reais e situações-problema, promovendo investigação e interdisciplinaridade. Nesse contexto, o projeto Universidade das Crianças da UFV (UC-UFV) surge como uma proposta concreta de enfrentamento dessas limitações. Inspirado na pedagogia freireana (Freire, 1996), o projeto valoriza a escuta ativa, o diálogo e o protagonismo infantil. Desenvolve oficinas temáticas a partir das perguntas das crianças, aproximando o conhecimento científico da realidade escolar. Além disso, promove visitas a museus e laboratórios da UFV, estimulando o sentimento de pertencimento ao ambiente universitário. A produção de vídeos, podcasts e materiais educativos, baseada na educomunicação (Soares, 2011), reconhece as crianças como produtoras de conhecimento. Com abordagem interdisciplinar e participação de estudantes da UFV, docentes e parceiros externos, o projeto também atua na formação de professores e licenciandos. Ao integrar ensino, pesquisa e extensão, a UC-UFV promove uma alfabetização científica crítica, democrática e transformadora desde a infância.
Palavras-chave Extensão universitária, Infância e ciência, Protagonismo Infantil
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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