| Resumo |
O projeto de educação financeira foi realizado por meio de uma parceria entre o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a startup Dindin Educação, no Rebusca Viçosa, centro de assistência a crianças e adolescentes em contraturno escolar e de enfrentamento a vulnerabilidade social. Identificando a ausência de educação financeira adequada desde a infância, o projeto teve como objetivo principal promover o uso consciente do dinheiro e desenvolver o interesse das crianças por práticas de planejamento e controle financeiro, por meio de atividades lúdicas e acessíveis. O projeto, organizado em quatro encontros semanais, reuniu cinco grupos de crianças de 6 a 14 anos, que assistiram a aulas expositivo-dialogadas combinadas com atividades que incentivavam a criatividade, a reflexão e a interação, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente. Um destaque foi a construção diária, durante as aulas, de cofrinhos personalizados feitos com materiais recicláveis, incentivando o hábito da poupança e o estabelecimento de metas financeiras, terminando em apresentações dos cofrinhos ao final do projeto para os colegas. A avaliação dos resultados foi realizada qualitativamente por meio da coleta de feedbacks junto aos alunos, funcionários do Rebusca, membros do PET e da Dindin, que apontaram significativa receptividade e entusiasmo nas atividades, assim como o desenvolvimento da consciência financeira entre as crianças. Sob essa ótica, os relatos indicaram que o projeto não somente despertou o interesse pelo tema, mas também promoveu mudanças perceptíveis na maneira como os alunos passaram a entender e valorizar o dinheiro, refletindo em atitudes mais responsáveis. Destaca-se a importância do ensino de finanças na infância como ferramenta fundamental para a formação de cidadãos autônomos e conscientes, capazes de tomar decisões financeiras mais seguras ao longo da vida, prevenindo o consumo impulsivo e favorecendo a construção de uma cultura de planejamento financeiro que contribui para a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida. Dessa forma, o projeto evidencia que a educação financeira, quando aliada a metodologias lúdicas, pode ser um instrumento eficaz de transformação social e empoderamento, reafirmando o papel das instituições acadêmicas e de inovação na promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades onde atuam. |