| Resumo |
A partir da implementação no Brasil da Lei nº 10.436, Lei de Libras, em abril de 2002, nota-se que o direito da Libras finalmente é concedido aos surdos como forma de comunicação e reconhecimento da sua língua no país. Embora se evidencie que a forma de ensinar dos professores na educação básica ainda é voltada para alunos ouvintes, já que é utilizada como principal forma de alfabetização a oralidade, o que exclui os alunos surdos e impõe obstáculos para seu letramento escolar, principalmente no que diz respeito ao aprendizado de Português como segunda língua. O fato de que a Libras é uma língua visuo-espacial evidencia a necessidade de uma abordagem pedagógica que leve em consideração aspectos multimodais, os quais contemplem materiais visuais. Assim, a pesquisa tem como objetivo buscar e compreender as práticas de letramento que vêm sendo elaboradas e desenvolvidas por professores pesquisadores, voltadas para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua (L2), para crianças surdas em séries iniciais. Foi escolhida, portanto, a abordagem qualitativa, com a utilização da pesquisa documental como principal procedimento metodológico, com o mapeamento de teses e dissertações presentes no repositório da Capes. Foi feito um recorte temporal, com a coleta de dados dos estudos realizados entre os anos de 2010 e 2025, devido a ampliação de trabalhos na área a partir da obrigatoriedade do ensino de Libras nos cursos de licenciatura por meio do Decreto nº 5.626/2005. Este estudo está em fase inicial, desse modo, após o mapeamento online, serão identificadas e catalogadas as práticas de ensino desses alunos e descrever os meios de recursos utilizados e analisar a eficácia e os impactos da utilização dos estudos de acordo com os conteúdos e séries investigadas, sempre tendo como foco o ensino da língua portuguesa escrita como L2 no contexto da educação de crianças surdas. Por fim, será realizada a análise e sistematização dos dados, levando à elaboração do relatório final com os resultados da pesquisa. Como resultados, entendemos que os estudos mapeados possibilitarão a realização de descrição e análise de um conjunto de estratégias de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa escrita, que possam ser eficazes à acessibilidade e inclusão de alunos surdos na educação básica. |