Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21876

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Helenice Maria Gomes
Orientador EMERSON NUNES DA COSTA GONCALVES
Outros membros DAIANE CENACHI BARCELOS
Título Saberes Populares e Conhecimentos Científicos: A Contribuição dos Povos na Construção do Conhecimento Através da Educação
Resumo O presente resumo se trata de um relato de experiência na disciplina ENA 441 do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa. O estágio de observação e regência de ciências no Ensino Fundamental, aconteceu em uma escola estadual, localizada no distrito de Airões, município de Paula Cândido-MG, durante o primeiro semestre de 2025. A escola em si é lugar da reprodução de muitos estigmas gerados pela sociedade, mas podemos observar que podemos fazer diferença com aulas mais criativas e elaboradas. Podemos observar durante o estágio que há pouco investimento na educação e falta estrutura nas escolas, além da falta de valorização do professor. Ao entrar na escola e entender a sua realidade de acordo com a comunidade, entendemos muito sobre o que é ser um educador, a importância de um professor. Diante das aulas, observamos o quanto é necessário incluir os alunos com necessidades especiais, com a elaboração de atividades diferenciadas para atender todos de maneira igualitária, para construir um processo educativo justo. A escola consegue se inserir nas metodologias e conteúdos voltados para a identidade quilombola. Questões como racismo, preservação do meio ambiente, consciência sobre a saúde, conhecimentos sobre plantas medicinais, consciência de pertencer à Mata Atlântica e a necessidade de preservar o bioma mais devastado devido à colonização. Dentro da Ciências da Natureza, foi possível fazer com que os alunos se envolvessem na história da sua comunidade e quais plantas existem ali, e quanto podemos pesquisar sobre elas, nome científico, a qual classe eles pertencem, a forma de reprodução, em forma de sementes ou estacas. Trazer sobre estes temas para dentro da sala fez surgir o anseio de elaborar trabalhos sobre os conteúdos estudados em todo o Ensino Fundamental para realizarmos no pátio da escola um piquenique com Ciências, para expormos os trabalhos e fazermos um diálogo entre as turmas sobre os conteúdos que eram interligados. Foi um dia de muito aprendizado para alunos, professores e estagiários. O estágio nos permitiu vivência e experiências necessárias para o nosso crescimento profissional e humano. Podemos perceber a importância da Ciência no Ensino Fundamental para fortalecer a identidade dos povos e despertar o valor dos saberes, e fazer surgir outras ciências que os povos são capazes de produzir nos seus modos de vida. Uma educação voltada para o crescimento do conhecimento científico junto aos saberes populares dos povos. É possível adequar a metodologia sobre os conteúdos de Ciências à realidade específica de cada escola. É importante trazer as vivências dos alunos para dentro das salas de aula, de forma a envolvê-los e fazê-los perceber o valor dos seus saberes e da sua cultura, à qual pertencem. Este movimento produz uma educação voltada para uma formação transformadora da realidade e cidadãos comprometidos com uma sociedade mais justa e igualitária.
Palavras-chave Educação quilombola, conhecimento científico, saberes populares
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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