Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21874

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Institucionais: ODS16
Setor Departamento de Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Mitchael Micael Silva Gomes
Orientador HALLAN SOUZA E SILVA
Título O uso do Arduino na elaboração de um experimento para o ensino de Física.
Resumo O ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza e suas tecnologias, especialmente o conteúdo de Física, enfrentam dificuldades comuns, frequentemente marcada por abstrações excessivas e descontextualização da realidade dos estudantes. A ausência de experimentação em Física no ensino também é uma realidade em muitas escolas públicas brasileiras e representa um obstáculo para a aprendizagem significativa dos estudantes. A prática experimental, fundamental para a construção de conceitos científicos, é frequentemente negligenciada devido à falta de infraestrutura e formação insuficiente dos professores (INEP 2023). Este trabalho está sendo desenvolvido para estudantes do ensino médio da Escola Estadual Alice Loureiro / Viçosa - MG e está sendo realizado como parte das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID / UFV e se justifica devido ao seu compromisso de tornar o aprendizado mais significativo por meio da integração entre teoria e prática. O objetivo do trabalho é o desenvolvimento e a aplicação de um experimento didático para o ensino do movimento oblíquo, utilizando a plataforma Arduino como ferramenta tecnológica. Na primeira etapa do trabalho foi desenvolvido um lançador de objetos para o estudo do movimento oblíquo utilizando-se basicamente de materiais hidráulicos de PVC e uma bomba de encher pneus de bicicleta. A partir do experimento, é possível fazer medidas e estimar valores da velocidade inicial de um objeto, aceleração da gravidade e o ângulos de lançamento em relação à horizontal. Com as medidas, os estudantes podem calcular também o tempo de voo, a altura máxima atingida e o alcance horizontal do objeto, promovendo uma compreensão mais aprofundada do conteúdo (GASPAR, 2012). Em uma próxima etapa, será usado o Arduino como uma alternativa para promover um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, acessível e atrativo. A metodologia adotada inclui a construção de um protótipo com sensores acoplados ao Arduino e ao lançador, para a medição de dados físicos, que serão analisados e discutidos em sala de aula. Espera-se que a abordagem prática-experimental permita aos estudantes correlacionar os dados obtidos com os conceitos teóricos abordados nas aulas, validar teorias e equações por meio da observação direta de fenômenos, despertando o pensamento crítico e o interesse pela ciência. Além disso, o uso de tecnologias educacionais pode contribuir para aproximar os jovens da escola e estimular vocações para áreas tecnológicas e científicas (MORAN, MASETTO e BEHRENS, 2013).
Palavras-chave Movimento oblíquo, ensino de física, Arduino.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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