Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21872

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lorena da Luz Rodrigues
Orientador Maria Ângela Salgado
Outros membros Augusto Leal Valente
Título Intervenções ao nosso alcance: Pequenas melhorias que podem ser feitas.
Resumo Atentos às necessidades da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins,foram desenvolvidos dois projetos emergentes no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID),com o intuito de contribuir para a formação integral dos estudantes.Ambos os projetos surgiram a partir da observação direta do contexto escolar e propõem intervenções que buscam valorizar o espaço educativo como lugar de construção de conhecimento,identidade e cidadania.O primeiro projeto tem como tema a catalogação e divulgação do acervo da biblioteca escolar,com o objetivo de otimizar seu uso pelos estudantes.Parte-se da constatação de que,embora a escola possua um acervo considerável,este não está sendo plenamente utilizado pelos alunos,o que aponta para a necessidade de reorganização e mediação de leitura.A proposta busca estruturar o espaço da biblioteca de forma mais acessível,facilitando a busca por livros de interesse dos alunos e incentivando a leitura como prática recreativa e formativa.A metodologia adotada inclui a catalogação das obras,a criação de um sistema simples de organização,além do incentivo à leitura por meio da formação de um clube do livro,cujas discussões serão convertidas em resenhas críticas a serem divulgadas nas redes sociais da escola.Com isso,pretende-se fortalecer o vínculo dos estudantes com os livros e estimular a formação de uma comunidade leitora.O segundo projeto,ainda em desenvolvimento,intitula-se “Oficina de Profissões:Construindo Caminhos para o Futuro” e tem como foco a orientação profissional dos alunos dos 9ºs anos. Parte da premissa de que muitos estudantes,ao final do Ensino Fundamental,enfrentam dúvidas em relação ao futuro e à escolha de caminhos acadêmicos e profissionais.O projeto propõe,portanto,promover reflexões sobre o mundo do trabalho,os fatores sociais,econômicos e culturais que influenciam essas escolhas e a importância da educação como ferramenta de transformação.A metodologia inclui rodas de conversa,dinâmicas em grupo e encontros com profissionais de diferentes áreas que compartilham suas trajetórias e experiências com os alunos,possibilitando um diálogo direto e esclarecedor.Como resultados,espera-se observar maior interesse dos alunos pela biblioteca,maior circulação de livros e engajamento nas redes sociais da escola por meio das resenhas produzidas.No projeto de orientação profissional,que desde os primeiros encontros possa-se observar o envolvimento dos estudantes nas discussões propostas,bem como maior interesse em refletir sobre suas próprias trajetórias.Conclui-se que os dois projetos,apesar de temáticas distintas,compartilham o mesmo propósito: contribuir para a formação de estudantes mais autônomos, críticos e conscientes de seu papel na sociedade.Ambos os projetos também servem como inspiração para que outros bolsistas do PIBID se sintam motivados a intervir positivamente nos espaços educativos, colocando em prática seus conhecimentos e responsabilidades enquanto futuros docentes.
Palavras-chave Catalogação, Desenvolvimento acadêmico, Instrução Profissional
Forma de apresentação..... Vídeo
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