| Resumo |
Atentos às necessidades da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins,foram desenvolvidos dois projetos emergentes no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID),com o intuito de contribuir para a formação integral dos estudantes.Ambos os projetos surgiram a partir da observação direta do contexto escolar e propõem intervenções que buscam valorizar o espaço educativo como lugar de construção de conhecimento,identidade e cidadania.O primeiro projeto tem como tema a catalogação e divulgação do acervo da biblioteca escolar,com o objetivo de otimizar seu uso pelos estudantes.Parte-se da constatação de que,embora a escola possua um acervo considerável,este não está sendo plenamente utilizado pelos alunos,o que aponta para a necessidade de reorganização e mediação de leitura.A proposta busca estruturar o espaço da biblioteca de forma mais acessível,facilitando a busca por livros de interesse dos alunos e incentivando a leitura como prática recreativa e formativa.A metodologia adotada inclui a catalogação das obras,a criação de um sistema simples de organização,além do incentivo à leitura por meio da formação de um clube do livro,cujas discussões serão convertidas em resenhas críticas a serem divulgadas nas redes sociais da escola.Com isso,pretende-se fortalecer o vínculo dos estudantes com os livros e estimular a formação de uma comunidade leitora.O segundo projeto,ainda em desenvolvimento,intitula-se “Oficina de Profissões:Construindo Caminhos para o Futuro” e tem como foco a orientação profissional dos alunos dos 9ºs anos. Parte da premissa de que muitos estudantes,ao final do Ensino Fundamental,enfrentam dúvidas em relação ao futuro e à escolha de caminhos acadêmicos e profissionais.O projeto propõe,portanto,promover reflexões sobre o mundo do trabalho,os fatores sociais,econômicos e culturais que influenciam essas escolhas e a importância da educação como ferramenta de transformação.A metodologia inclui rodas de conversa,dinâmicas em grupo e encontros com profissionais de diferentes áreas que compartilham suas trajetórias e experiências com os alunos,possibilitando um diálogo direto e esclarecedor.Como resultados,espera-se observar maior interesse dos alunos pela biblioteca,maior circulação de livros e engajamento nas redes sociais da escola por meio das resenhas produzidas.No projeto de orientação profissional,que desde os primeiros encontros possa-se observar o envolvimento dos estudantes nas discussões propostas,bem como maior interesse em refletir sobre suas próprias trajetórias.Conclui-se que os dois projetos,apesar de temáticas distintas,compartilham o mesmo propósito: contribuir para a formação de estudantes mais autônomos, críticos e conscientes de seu papel na sociedade.Ambos os projetos também servem como inspiração para que outros bolsistas do PIBID se sintam motivados a intervir positivamente nos espaços educativos, colocando em prática seus conhecimentos e responsabilidades enquanto futuros docentes. |