Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21869

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor LORENA SANTANA VILELA
Orientador LIDIANE MARIA FERRAZ ROSA
Título A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO BÁSICO: uma análise dos artigos do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM)
Resumo Ao longo dos últimos anos, os estudos sobre Educação Financeira tem se intensificado no Brasil com a aprovação da Estratégia Nacional para a Educação Financeira (ENEF) em 2010, propondo que se desenvolva na grade curricular da Educação Básica a alfabetização financeira. Em vista disso, verifica-se uma maior divulgação de projetos de pesquisa voltados para essa temática no Brasil. Sendo assim, apresentamos, um estudo que teve como objetivo analisar os trabalhos apresentados no XIV Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) envolvendo a temática Educação Financeira no Ensino Básico. A pesquisa possui uma abordagem metodológica qualitativa do tipo bibliográfica caracterizada pela interpretação de dados relacionados com a temática proposta. Durante o mapeamento foram selecionados dezoito artigos que se relacionavam com o tema da Educação Financeira no Ensino Básico. Com a finalidade de tornar a análise de resultados mais didática, os trabalhos foram separados de acordo com a similaridade de assuntos que apresentavam. Foram sete artigos que envolviam os conceitos e o trabalho da Educação Financeira a partir de uma perspectiva mais analítica, dois que envolviam questões relacionadas aos tributos, quatro que buscavam analisar os resultados das aulas referentes à temática e cinco voltados a questões ambientais e consumismo. A partir da análise realizada verificamos que a Educação Financeira é um conceito que não se limita a investimentos ou aproveitamento de produtos financeiros, ela está relacionada com uma tomada de consciência efetiva bem como mudança de hábitos e atitudes. Diante disso, os estudos sobre Educação Financeira no Ensino básico devem alcançar os professores de Matemática para que possam orientá-los sobre a relevância do tema nas escolas a fim de que os alunos possam construir uma relação equilibrada com o dinheiro e tomar decisões acertadas sobre finanças e consumo. Além de orientar os docentes, que já lecionam conteúdos relacionados com o tema, contribuindo para o enriquecimento de seus conhecimentos e com o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas.
Palavras-chave ENEM, Educação Financeira, Ensino Básico.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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