| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Ensino médio |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de Matemática |
| Bolsa | BIC-Júnior |
| Conclusão de bolsa | Sim |
| Apoio financeiro | FAPEMIG |
| Primeiro autor | CARLOS HENRIQUE CANESCHI ESTEVÃO |
| Orientador | ALANA CAVALCANTE FELIPPE |
| Título | Tópicos de Aritmética |
| Resumo | A Aritmética é uma ferramenta muito importante, não só na matemática, como nas situações do dia a dia. Estamos a todo o momento usando a aritmética, seja quando fazemos compras no mercado, seja quando precisamos dividir as tarefas de casa. Tendo em vista que ela é estudada logo nos anos iniciais da escola, desempenha um papel fundamental na construção da base para que o aluno compreenda os demais conceitos da matemática. Este trabalho buscou aprofundar o estudo de tópicos de Aritmética, uma vez que ela é ensinada nas escolas apenas visando as técnicas operacionais. Objetivando contribuir com a formação do estudante, preparando-o para a graduação, foi explorado o conhecimento conceitual, isto é, o rigor das definições, as demonstrações formais e aplicações nas mais diversas áreas da matemática. O projeto também visou despertar o interesse do estudante em provar as propriedades das operações básicas, relacionando os tópicos estudados com situações práticas e assuntos abordados dentro da sala de aula no ensino médio. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia adotada consistiu no estudo de alguns capítulos do livro base “Iniciação a Aritmética”, do autor Abramo Hefez. Primeiro, o estudante fez uma pesquisa histórica sobre o tema para compreender a origem da aritmética e, posteriormente, iniciou os estudos dos conceitos necessários. Foram realizados encontros semanais com a orientadora para a discussão dos estudos. O estudante conseguiu cumprir todo o planejamento e desenvolveu uma apostila completa sobre o tema. Sempre que possível o estudante relacionou o que foi estudado com as situações vivenciadas na escola. Neste projeto, foram compreendidos com clareza tópicos de aritmética e suas aplicações nas mais diversas áreas da matemática, a partir das seguintes ações: Aprender novas técnicas a partir do estudo de artigos mais recentes sobre o tema, principalmente no que diz respeito ao processo de decodificação; Estudar os conteúdos matemáticos necessários para a compreensão do tema; Despertar o interesse em provar as propriedades das operações básicas; Relacionar os tópicos estudados com situações práticas e próximas da realidade do aluno; Contribuir para a formação escolar do aluno e promover o contato com o ambiente e as atividades acadêmicas; Incentivar a continuidade do estudo em nível superior. Considerações finais do estudante: Esse projeto agregou muitos saberes durante minha formação no Ensino Médio e foi de suma importância para meu contínuo aprendizado e desenvolvimento. Gostei muito de poder demonstrar e compreender ideias que me permitiram ter um melhor embasamento em matemática. Por fim, as pesquisas em vários livros de história da Aritmética, as citações feitas a diversos autores e o uso de comandos para expressar símbolos matemáticos me trouxeram um grande aprendizado durante a redação do artigo, pois pude ter maior contato com o mundo acadêmico de pesquisas, o que me despertou grandes interesses por essa área. |
| Palavras-chave | Aritmética, História da Aritmética, propriedades das operações. |
| Forma de apresentação..... | Vídeo |
| Link para apresentação | Vídeo |
|---|