| Resumo |
O presente estudo tem como objetivo explorar a Inteligência Artificial e suas aplicações, em especial, dentro do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Visa-se, portanto, sob o devido contexto: (1) identificar as principais ferramentas do extensivo escopo da IA; (2) Identificar e descrever metodologias de ensino que se utilizam de ferramentas de IA; (3) Discutir sobre as principais problemáticas acerca da implementação da IA no ensino de Engenharia Química; (4) Identificar e descrever o impacto da utilização de ferramentas de IA no desempenho dos alunos de Engenharia Química; (5) Investigar as aplicações de IA, especificamente no curso de Engenharia Química da UFV e (6) propor ações para a aplicação de ferramentas de IA no curso de Engenharia Química da UFV. Até o presente momento, foi desenvolvido uma revisão crítica acerca da literatura científica das principais ferramentas de IA utilizadas na Engenharia Química, as metodologias de ensino comumente associadas a esse contexto e suas principais barreiras de aplicabilidade. Nessa etapa busca-se um panorama geral sobre o uso da IA na área, assim como uma revisão histórica de resultados, para, assim, identificar as ferramentas de IA que melhor se aplicam ao contexto do curso de Engenharia Química na UFV. Após a finalização desse processo, será montado um material didático para o auxílio dos estudantes de Engenharia Química da UFV na utilização das ferramentas de IA consideradas mais adequadas às suas necessidades. Também serão realizados formulários de pesquisa para coletar a percepção de docentes e discentes acerca da utilidade das ferramentas e do material proposto em relação à percepção de aproveitamento acadêmico de ambas as partes. Em paralelo, serão também realizadas entrevistas com os alunos e professores envolvidos no estudo aplicado. Os resultados serão registrados e tratados em uma planilha eletrônica para serem usados na confecção do relatório final. Através dos resultados do trabalho, pretende-se contribuir no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, considerando a curva de aprendizado dos estudantes, e inserir a presença das técnicas de Inteligência Artificial dentro do curso de engenharia química da UFV. |