| Resumo |
A partir da experiência que estamos tendo no projeto de “Alfabetização e Cidadania”, a partir do grupo de Alfabetização Consolidada, o qual nos foi responsabilizado com o intuito de sanar uma falta que aconteceu na formação desses alunos, buscando uma melhora no desempenho escolar desses alunos, sendo quatro deles do sexto ano, um do sétimo e um do oitavo, respectivamente. E, por meio desse contato, percebemos uma escassez curricular nos cursos de licenciaturas, no que diz respeito à alfabetização, que não nos prepara para casos em que os alunos chegam sem uma alfabetização totalmente efetiva no ensino fundamental I e II (situação que tem sido vista com mais frequência, infelizmente, devido ao período atípico em que vivemos a partir de 2020, por conta da pandemia de COVID-19). Nesse viés, há uma formação profissional que pouco ou nada auxilia a respeito do processo alfabético, que, na grande maioria dos casos, é um conhecimento limitado apenas para os cursos de Pedagogia. Quanto às atividades realizadas no projeto, são feitas toda a semana (sendo nosso grupo geralmente nas terças ou sextas), em aulas de reforço organizadas dentro de uma hora e quarenta minutos, nas quais trabalhamos principalmente gêneros textuais, como diversos formatos de poesias, tirinhas, entre outros, além de trabalhar os vínculos que fazem as letras com os sons, nos quais diferentes letras podem representar um mesmo som na nossa língua, assim como o contrário também é possível: diferentes letras podem representar um mesmo som. Foi a partir dessas atividades, que nos deparamos com a dificuldade a complexidade que é esse processo, e o quanto estaríamos perdidos se dependentes apenas de nossa grade curricular para auxiliar esses alunos, senão pela competência e formação da coordenadora atual do PIBID Letras-Português , que tem como uma de suas formações a Pedagogia. Portanto, conclui-se que para fins práticos, é inconcebível que as grades curriculares dos licenciados continuem sem a implementação de um estudo a respeito do processo de alfabetização. |