| Resumo |
A presente pesquisa aborda a articulação entre as concepções epistemológicas da Matemática e a prática docente fundamentada na epistemologia falibilista de Imre Lakatos. Tem origem na observação de que muitos professores de Matemática não refletem sobre a influência de suas concepções epistemológicas nas metodologias de ensino que adotam, o que interfere diretamente na aprendizagem de seus alunos. Essa lacuna entre a prática docente e a compreensão crítica da Matemática contribui para um ensino desmotivador, refletido em índices preocupantes de desempenho, como os observados no último IDEB. O que é Matemática? Como a Matemática se relaciona com a sociedade? Ela é imutável diante das demandas sociais ou está sujeita a revoluções conceituais como outras ciências? Como as concepções filosóficas da Matemática moldam o professor e seu modelo de trabalho? Compreender tais concepções e como se refletem na prática docente pode contribuir para outros professores e pesquisadores na área, uma vez que pode despertar novas estratégias pedagógicas. A relação entre a Matemática e a Epistemologia é multifacetada e complexa. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral problematizar as concepções epistemológicas do professor sobre a Matemática e sua relação com a prática docente e, ao mesmo tempo, analisar as contribuições, no campo da didática da Matemática, que podemos verificar a partir da epistemologia falibilista de Lakatos. O Quase Empirismo de Imre Lakatos propõe uma articulação inovadora entre a epistemologia da Matemática e a prática docente, desafiando as concepções tradicionais que predominam no ensino. Lakatos propõe que a Matemática não seja vista como um corpo de conhecimento infalível, mas como um campo em constante evolução, em que erros e revisões são parte do processo de construção do conhecimento. A metodologia desta pesquisa é de natureza exploratória numa abordagem qualitativa. O produto educacional, desenvolvido como parte da pesquisa, é um minicurso composto por três módulos, abordando Números Complexos a partir de uma reconstrução racional histórica na perspectiva de Lakatos. O minicurso foi realizado com a participação de licenciandos em matemática da UFV, e no momento, a análise dos dados está em andamento. Esperamos com a pesquisa favorecer a problematização da relação entre as concepções epistemológicas dos professores de Matemática e sua influência nas práticas de ensino, especialmente na perspectiva falibilista de Lakatos. Pretendemos ainda, por meio do produto educacional elaborado, propor uma abordagem pedagógica que valorize o pensamento crítico e a resolução de problemas, contribuindo, assim, para uma educação matemática mais inclusiva e significativa. |