Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21823

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Dominique da Silva
Orientador ICARO GABRIEL DA FONSECA ENGLER
Outros membros Daniele Jacob Rodrigues, Lívia Victoria Warol Carneiro
Título Adequação de Recursos Didáticos com o uso de Inteligencia Artificial para os alunos atendidos pela UPI
Resumo O presente projeto de ensino, buscou investigar o uso e as possibilidades da Inteligência Artificial (IA) na adequação de recursos pedagógicos para estudantes com necessidades educacionais específicas, atendidos pela Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A entrada da IA no campo educacional é um debate emergente e que precisa estar inserido nos campos de pesquisa ensino e extensão e, tratando de educação inclusiva, o debate sobre adequação de recursos didáticos para estudantes com necessidades educacionais específicas é fundamental, pois busca garantir uma experiência educacional inclusiva para os estudantes no ensino superior. A UPI da UFV oferece atendimento especializado a esses estudantes e a adequação dos recursos é crucial para garantir que esses estudantes tenham acesso equitativo ao aprendizado, sendo respeitado suas individualidades e potencialiazando seu desenvolvimento. Desta forma, o principal objetivo é investigar em que medida a IA pode se tornar uma ferramenta na adequação de recursos pedagógicos, buscando formas de personalizar conteúdos acadêmicos de acordo com as necessidades individuais dos estudantes. O projeto foi estruturado em quatro etapas principais: (i) mapeamento e identificação de ferramentas de IA e das necessidades dos estudantes; (ii) desenvolvimento e avaliação das adequações; (iii) avaliação do impacto na experiência de aprendizagem; e (iv) reflexão crítica sobre os aspectos éticos e de inclusão. Entre os desafios identificados, estão o alto custo de algumas ferramentas de IA e a necessidade de capacitação contínua para os profissionais que as utilizarão. Há também a preocupação com os aspectos éticos que envolvem o uso da IA, entre eles plágio, originalidade, substituição docente e vieses. Assim, o projeto de ensino buscou não só explorar o uso da IA para adaptar materiais didáticos, mas busca integrar ensino, pesquisa e extensão, promovendo debates educacionais que beneficiem toda a comunidade acadêmica.
Palavras-chave Personalização de conteúdos, aspectos éticos, acessibilidade
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.