| Resumo |
O presente projeto de ensino, buscou investigar o uso e as possibilidades da Inteligência Artificial (IA) na adequação de recursos pedagógicos para estudantes com necessidades educacionais específicas, atendidos pela Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A entrada da IA no campo educacional é um debate emergente e que precisa estar inserido nos campos de pesquisa ensino e extensão e, tratando de educação inclusiva, o debate sobre adequação de recursos didáticos para estudantes com necessidades educacionais específicas é fundamental, pois busca garantir uma experiência educacional inclusiva para os estudantes no ensino superior. A UPI da UFV oferece atendimento especializado a esses estudantes e a adequação dos recursos é crucial para garantir que esses estudantes tenham acesso equitativo ao aprendizado, sendo respeitado suas individualidades e potencialiazando seu desenvolvimento. Desta forma, o principal objetivo é investigar em que medida a IA pode se tornar uma ferramenta na adequação de recursos pedagógicos, buscando formas de personalizar conteúdos acadêmicos de acordo com as necessidades individuais dos estudantes. O projeto foi estruturado em quatro etapas principais: (i) mapeamento e identificação de ferramentas de IA e das necessidades dos estudantes; (ii) desenvolvimento e avaliação das adequações; (iii) avaliação do impacto na experiência de aprendizagem; e (iv) reflexão crítica sobre os aspectos éticos e de inclusão. Entre os desafios identificados, estão o alto custo de algumas ferramentas de IA e a necessidade de capacitação contínua para os profissionais que as utilizarão. Há também a preocupação com os aspectos éticos que envolvem o uso da IA, entre eles plágio, originalidade, substituição docente e vieses. Assim, o projeto de ensino buscou não só explorar o uso da IA para adaptar materiais didáticos, mas busca integrar ensino, pesquisa e extensão, promovendo debates educacionais que beneficiem toda a comunidade acadêmica. |