Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21821

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Suzana Adamy da Rocha
Orientador HELOISA RAIMUNDA HERNECK
Outros membros Luciane Regina Santana Bagi
Título Projeto Político Pedagógico na Educação Infantil Integral: elaboração de um PPP para educação infantil com foco em gestão democrática e eixos estruturantes
Resumo Este trabalho apresenta o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Unidade Municipal de Ensino “Estado do Amazonas”, localizada em Cubatão - São Paulo, como instrumento de gestão democrática na escola pública de educação infantil em tempo integral. Este projeto é voltado a professores da Educação básica, estudantes de licenciatura e demais interessados comprometidos com a construção coletiva de uma educação infantil democrática. A elaboração deste trabalho tem como objetivo consolidar um PPP que oriente as ações educativas na escola da infância. O documento foi organizado em quatro eixos estruturantes: gestão democrática, ocupação do território, sustentabilidade e arte e cultura, visando a construção de uma escola comprometida com a escuta, o acolhimento e o respeito à infância. A justificativa deste trabalho baseia-se na compreensão de uma educação que coloque a criança no centro do movimento educacional, reconhecendo-a como indivíduo investigador, criativo e proativo na descoberta do mundo. A metodologia adotada para a elaboração e implementação do PPP fundamentou-se em uma abordagem participativa e ativa, com forte ênfase na pedagogia baseada em projetos, investigação e interação social. Esse processo buscou envolver a comunidade escolar na construção do documento, alinhando-se aos princípios da BNCC (2017) e do Currículo Paulista (2019). O PPP reforça a importância da busca pela participação coletiva nas decisões, da ênfase no uso de espaços não escolares para valorizar a criança como cidadã, da exploração da área verde da escola para investigação ambiental e conscientização, e da integração das diversas linguagens para estimular a criatividade, imaginação e valorização da diversidade. Como resultados esperados da implementação deste PPP, buscou-se o fortalecimento da identidade pedagógica da escola, a ampliação da participação da comunidade e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizassem a diversidade e promovessem a equidade, por meio da elaboração de ações de formação docente. O projeto visou consolidar o protagonismo infantil e os vínculos comunitários, destacando ações permanentes como a “Sala de Leitura - Professora Lilian Cristina”, o “Ateliê dos Pequenos Artistas”, “Curiosos por Natureza” e “Musicalizar, encantar e movimentar”. Por fim, a elaboração do PPP evidencia o processo construído democraticamente pela própria comunidade escolar e dessa forma, se torna um caminho possível para escola e, assim como a infância, é vivo, pulsante e dinâmico.
Palavras-chave Educação Infantil, Escola de Tempo Integral, Projeto Político Pedagógico
Forma de apresentação..... Vídeo
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