| Resumo |
Este trabalho apresenta o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Unidade Municipal de Ensino “Estado do Amazonas”, localizada em Cubatão - São Paulo, como instrumento de gestão democrática na escola pública de educação infantil em tempo integral. Este projeto é voltado a professores da Educação básica, estudantes de licenciatura e demais interessados comprometidos com a construção coletiva de uma educação infantil democrática. A elaboração deste trabalho tem como objetivo consolidar um PPP que oriente as ações educativas na escola da infância. O documento foi organizado em quatro eixos estruturantes: gestão democrática, ocupação do território, sustentabilidade e arte e cultura, visando a construção de uma escola comprometida com a escuta, o acolhimento e o respeito à infância. A justificativa deste trabalho baseia-se na compreensão de uma educação que coloque a criança no centro do movimento educacional, reconhecendo-a como indivíduo investigador, criativo e proativo na descoberta do mundo. A metodologia adotada para a elaboração e implementação do PPP fundamentou-se em uma abordagem participativa e ativa, com forte ênfase na pedagogia baseada em projetos, investigação e interação social. Esse processo buscou envolver a comunidade escolar na construção do documento, alinhando-se aos princípios da BNCC (2017) e do Currículo Paulista (2019). O PPP reforça a importância da busca pela participação coletiva nas decisões, da ênfase no uso de espaços não escolares para valorizar a criança como cidadã, da exploração da área verde da escola para investigação ambiental e conscientização, e da integração das diversas linguagens para estimular a criatividade, imaginação e valorização da diversidade. Como resultados esperados da implementação deste PPP, buscou-se o fortalecimento da identidade pedagógica da escola, a ampliação da participação da comunidade e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizassem a diversidade e promovessem a equidade, por meio da elaboração de ações de formação docente. O projeto visou consolidar o protagonismo infantil e os vínculos comunitários, destacando ações permanentes como a “Sala de Leitura - Professora Lilian Cristina”, o “Ateliê dos Pequenos Artistas”, “Curiosos por Natureza” e “Musicalizar, encantar e movimentar”. Por fim, a elaboração do PPP evidencia o processo construído democraticamente pela própria comunidade escolar e dessa forma, se torna um caminho possível para escola e, assim como a infância, é vivo, pulsante e dinâmico. |