| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Prefeitura Municipal de Conceição da Barra-ES |
| Nível | Pós-graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS10 |
| Setor | Departamento de Educação |
| Bolsa | Não se Aplica |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | ANA MARIA HADDAD BERNARDINO DE AMORIM |
| Orientador | VALTER MACHADO DA FONSECA |
| Outros membros | Inácio Alves de Amorim Junior, Náudima Xavier Batista, Wallace Linhares Julio |
| Título | Entre Ervas e Memórias: Horta Medicinal na Escola do Quilombo |
| Resumo | O projeto Entre Ervas e Memórias nasce do compromisso com a valorização dos saberes ancestrais no contexto escolar quilombola, reconhecendo a escola como território de resistência, memória e cura. A proposta está sendo desenvolvida na EMEF Mário Florentino, localizada no Território Quilombola Córrego São Domingos, em Conceição da Barra – ES, e articula-se diretamente à Política Nacional de Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), assumindo como princípio a valorização das identidades étnico-raciais, da história e da cultura dos povos quilombolas. Tem como objetivo geral resgatar e valorizar os saberes ancestrais da comunidade por meio da implementação de uma horta agroecológica medicinal [...], fortalecendo a identidade cultural do território. Entre os objetivos específicos, destacam-se: a investigação teórica dos conceitos de ancestralidade, quilombismo e decolonialidade, a partir de autoras e autores como Lélia Gonzalez, Abdias Nascimento, Grada Kilomba, Cida Bento, Catherine Walsh e Boaventura de Sousa Santos; a escuta de griôs, raizeiras e guardiões da tradição oral por meio de rodas de conversa e vivências intergeracionais; o mapeamento das plantas medicinais utilizadas historicamente pela comunidade, com atenção a seus significados espirituais, culturais e terapêuticos; e a articulação da prática da horta com o currículo escolar, promovendo uma pedagogia afrocentrada que respeita os tempos, ritmos e formas de conhecimento do território. Mais do que um espaço de cultivo, a horta será constituída como um território educativo e de memória viva, onde os saberes da terra dialogam com a ciência e com a cultura ancestral. Ao integrar os conhecimentos tradicionais às práticas pedagógicas da escola quilombola, o projeto visa fortalecer o pertencimento, o orgulho étnico-racial e a reconexão com os modos de vida herdados dos ancestrais. Trata-se, portanto, de uma proposta de ensino com base na interculturalidade crítica e na resistência epistêmica, contribuindo para a efetivação de uma educação antirracista, contextualizada e decolonial. |
| Palavras-chave | Ancestralidade, Saberes Tradicionais, Horta Medicinal. |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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