Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21813

ISSN 2237-9045
Instituição Prefeitura Municipal de Conceição da Barra-ES
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS10
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor ANA MARIA HADDAD BERNARDINO DE AMORIM
Orientador VALTER MACHADO DA FONSECA
Outros membros Inácio Alves de Amorim Junior, Náudima Xavier Batista, Wallace Linhares Julio
Título Entre Ervas e Memórias: Horta Medicinal na Escola do Quilombo
Resumo O projeto Entre Ervas e Memórias nasce do compromisso com a valorização dos saberes ancestrais no contexto escolar quilombola, reconhecendo a escola como território de resistência, memória e cura. A proposta está sendo desenvolvida na EMEF Mário Florentino, localizada no Território Quilombola Córrego São Domingos, em Conceição da Barra – ES, e articula-se diretamente à Política Nacional de Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), assumindo como princípio a valorização das identidades étnico-raciais, da história e da cultura dos povos quilombolas.
Tem como objetivo geral resgatar e valorizar os saberes ancestrais da comunidade por meio da implementação de uma horta agroecológica medicinal [...], fortalecendo a identidade cultural do território. Entre os objetivos específicos, destacam-se: a investigação teórica dos conceitos de ancestralidade, quilombismo e decolonialidade, a partir de autoras e autores como Lélia Gonzalez, Abdias Nascimento, Grada Kilomba, Cida Bento, Catherine Walsh e Boaventura de Sousa Santos; a escuta de griôs, raizeiras e guardiões da tradição oral por meio de rodas de conversa e vivências intergeracionais; o mapeamento das plantas medicinais utilizadas historicamente pela comunidade, com atenção a seus significados espirituais, culturais e terapêuticos; e a articulação da prática da horta com o currículo escolar, promovendo uma pedagogia afrocentrada que respeita os tempos, ritmos e formas de conhecimento do território.
Mais do que um espaço de cultivo, a horta será constituída como um território educativo e de memória viva, onde os saberes da terra dialogam com a ciência e com a cultura ancestral. Ao integrar os conhecimentos tradicionais às práticas pedagógicas da escola quilombola, o projeto visa fortalecer o pertencimento, o orgulho étnico-racial e a reconexão com os modos de vida herdados dos ancestrais. Trata-se, portanto, de uma proposta de ensino com base na interculturalidade crítica e na resistência epistêmica, contribuindo para a efetivação de uma educação antirracista, contextualizada e decolonial.
Palavras-chave Ancestralidade, Saberes Tradicionais, Horta Medicinal.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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