Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21803

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Dimensões Sociais: ODS2
Setor Departamento de Agronomia
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Samuel de Oliveira
Orientador RODRIGO OLIVEIRA DE LIMA
Outros membros Victória Manhago Salvador, William Fernandes Rodrigues, Yuri Mike Pontes Belo Lança
Título Desempenho agronômico de híbridos simples derivados de linhagens divergentes de milho em Coimbra, MG. Safra 2024/2025
Resumo 1Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Agronomia, Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

O milho é um dos cereais mais consumidos pela humanidade e o Brasil se destaca mundialmente na sua produção. Os principais responsáveis por essa produção são os híbridos simples, que apresentam grande produtividade e uniformidade. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar o desempenho agronômico de híbridos simples, derivados de linhagens divergentes, do Programa Milho - UFV. Para isso, os 190 híbridos simples foram avaliados juntamente com 6 testemunhas comerciais. O experimento foi realizado na UEPE-Coimbra (Unidade de Ensino Pesquisa e Extensão de Coimbra, Minas Gerais), na safra 2024/2025. Foi utilizado o delineamento experimental de blocos incompletos (alfa-látice 18x12). Cada parcela foi composta por duas linhas de quatro metros, espaçadas em 0,80m. Os tratos culturais foram realizados conforme a recomendação técnica para a cultura do milho na região. Os caracteres avaliados foram: dias até o florescimento masculino (FM, dias) e feminino (FF, dias), altura de planta (AP, cm) e espiga (AE, cm) e produtividade de grãos (PG, kg ha−1). Para os caracteres significativos, as médias foram diferenciadas pela diferença mínima significativa (DMS) a 5% de significância. Os coeficientes de variação experimental (CV) variaram entre 1,85% (FM) e 9,99% (PG), o que indica boa precisão experimental. Houve efeito de genótipo (P<0,01) para todos os caracteres. Em relação ao desdobramento de genótipos em híbridos experimentais, todos os caracteres foram significativos (P<0,01). Para o desdobramento de genótipos em testemunhas, apenas os caracteres AE e PG apresentaram efeito significativo, (P<0,05) e (P<0,10), respectivamente. Para o contraste entre híbridos experimentais e testemunhas, os caracteres AP, AE e PG foram significativos (P<0,05). Além disso, as médias gerais para FM e FF foram de 61,92 dias e 62,27 dias, respectivamente. Já para AP e AE as médias gerais foram de 243,94 cm e 132,79 cm, respectivamente. E para PG a média foi de 9.643,18 kg ha−1. Além disso, dentre os 20 híbridos simples mais produtivos, 16 são experimentais, com destaque para o 96V2008 que produziu 12.597,92 kg ha−1. Em relação aos caracteres de ciclo, há destaque para o 96V2117 devido a sua precocidade. Sendo esse o mais precoce para FM (55,43 dias) e o segundo mais precoce para FF (56,15 dias). Conclui-se que, há potencial produtivo entre os híbridos simples experimentais da UFV, os quais podem ser recomendados para produtores da região de Coimbra/MG.
Palavras-chave Palavras-chave: Zea Mays L., melhoramento de milho, produtividade.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.