Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21797

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor DAIANE CENACHI BARCELOS
Orientador VALTER MACHADO DA FONSECA
Outros membros SARA FERREIRA DE ALMEIDA
Título O trabalho pedagógico em torno do PET e a construção de saberes na Educação do Campo
Resumo Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado em Educação, cujo objetivo foi analisar a organização do trabalho pedagógico em torno do Projeto de Estudo Temático (PET), desenvolvido por docentes e discentes da Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza (Licena), na UFV. O PET, estratégia pedagógica oriunda das Escolas Famílias Agrícolas, ao ser adaptado ao Ensino Superior, busca possibilitar aos estudantes uma compreensão crítica de suas realidades e, aos docentes, o conhecimento dos territórios de seus discentes, favorecendo um ensino contextualizado. O trabalho com o PET iniciou-se em 2018 e se estendeu até 2024, sendo acompanhado por esta pesquisa, que utilizou a Sistematização de Experiências como referencial teórico-metodológico, valorizando a produção coletiva do conhecimento a partir das vivências individuais dos colaboradores. Os dados do Eixo 1 (2018) apontaram potencialidades, desafios e lacunas do PET, conduzindo ao Eixo 2, no qual se desvelaram contribuições da estratégia para a formação docente. Esses resultados suscitaram inquietações sobre a organização do trabalho pedagógico, especialmente quanto ao uso dos roteiros respondidos pelos estudantes e à articulação entre realidade e conteúdos acadêmicos, o que levou à abertura do Eixo 3. Nesse eixo, fundamentamo-nos nas raízes teóricas da Educação do Campo, como a Pedagogia do Oprimido, a Pedagogia Soviética e a Pedagogia do Movimento. O trabalho de campo permitiu reconhecer também a Pedagogia Histórico-Crítica e a Agroecologia como fundamentos da Educação do Campo, por valorizarem os saberes populares articulados aos conhecimentos clássicos, em consonância com a Educação Popular. O Eixo 3 apresenta o trabalho pedagógico na Licena em torno do PET, destacando a construção de Temas Geradores, que permitem aos estudantes identificar situações-problema de seus territórios. A partir da investigação temática, da problematização e do aporte teórico, os discentes tornam-se capazes de retornar às comunidades com propostas de intervenção que visam melhorar a qualidade de vida local. A pesquisa evidenciou a força do PET na produção coletiva do conhecimento e na valorização dos saberes tradicionais dos estudantes. Estes, ao articular saberes populares e científicos, tornam-se educadores emancipados, críticos e autônomos, reconhecendo-se, e reconhecendo seus discentes, como produtores de conhecimento, e não como meros objetos.
Palavras-chave Educação do Campo, Temas Geradores, Sistematização de Experiências
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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