Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21786

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor DHANIEL BRANDÃO TORRES SILVA
Orientador ISNARD DOMINGOS FERRAZ
Título A utilização do arduino em atividades experimentais: uma perspectiva de diálogo entre a sala de aula e o laboratório didático de física
Resumo Pesquisas em ensino de Ciências, em particular na área da Física, têm sido feitas com o intuito de incorporar cada vez mais a tecnologia e a informação em metodologias para tornar o ambiente escolar mais contextualizado e atrativo para o estudante. A inserção de novas tecnologias no ensino de Física, que subsidiem o professor na abordagem dos temas em sala de aula, oferece novas possibilidades, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem, consolidando e ampliando a obtenção de novos conhecimentos. Alguns autores enfatizam que o uso da plataforma Arduino™ tem se mostrado como uma tecnologia versátil e de simples utilização por professores e alunos, por ser uma plataforma eletrônica de código aberto baseada em hardware e software fáceis de usar. Esta ferramenta tem sido utilizada na experimentação para construir instrumentos científicos de baixo custo, e para provar princípios físicos por docentes e discentes. Essa aplicação pode contribuir significativamente para tornar o laboratório didático de física um ambiente de investigação, além de propiciar a introdução dos alunos no ambiente de programação e robótica. Neste contexto, o presente trabalho traz uma proposta de utilização da plataforma Arduino na montagem de experimentos em eletrodinâmica, no estudo de componentes resistivos e capacitivos. Objetiva-se compreender de que maneira a utilização dessa plataforma, enquanto ferramenta pedagógica, pode auxiliar na melhoria da compreensão do conteúdo. A partir da montagem dos circuitos para estudos de resistores, foram elaborados roteiros de atividades a serem desenvolvidos pelos estudantes da 3ª série do CAp-Coluni, abordando a primeira lei de Ohm, associações em série e paralelo, além dos processos de carga e descarga em sistemas capacitivos. A coleta de dados consistiu na observação e registro das etapas de investigação com os grupos em dois momentos: durante a implementação e utilização da plataforma Arduino e, posteriormente, mediante interpretação das respostas apresentadas no roteiro de atividades. A análise foi realizada a partir de dados qualitativos e quantitativos registrados nas etapas de investigação com os alunos, focando nas interações com a situação de aprendizagem e na forma de comunicação e abordagem do conteúdo. Avaliou-se como positiva a contribuição das ferramentas utilizadas com os estudantes. Os resultados observados na receptividade dos alunos ao modelo de aula apontam para o potencial das abordagens experimentais mediadas pela tecnologia na construção de um aprendizado mais ativo, crítico e aprimorado para os estudantes do Ensino Médio. A plataforma Arduino ajuda a transformar o laboratório didático de Física em um ambiente de investigação, apontando a eficácia dessas abordagens experimentais na construção de uma didática mais envolvente, dinâmica e significativa no contexto educacional.
Palavras-chave Arduino, Ensino, Física
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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