Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21783

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Ambientais: ODS7
Setor Departamento de Química
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Gabriel Henrique Michel de Oliveira Pinto
Orientador GARBAS ANACLETO DOS SANTOS JUNIOR
Outros membros Luiz Paulo Fagundes dos Santos, TÚLIO DE ALMEIDA CABRAL BARROS
Título Investigação da Viabilidade de Uso de Óxidos de Metais de Transição Como Eletrocatalisadores na Redução de Borato a Borohidreto
Resumo A crescente busca por energia limpa e mais sustentáveis, visando à redução da poluição causada pelos combustíveis fósseis — e, consequentemente, à diminuição do efeito estufa e do aquecimento global — tem impulsionado, nos últimos anos, pesquisas voltadas para novas tecnologias de armazenamento de energia, que passara, a ganhar maior visibilidade.
Uma das mais importantes é o borohidreto de sódio (NaBH4), um sal inorgânico, atóxico, que tem como uma das suas principais aplicações armazenar hidrogênio de forma segura, evitando-se assim o uso de forma pressurizada ou liquefeita desse gás. A reação de 1 mol de borohidreto (BH4-) com água é uma hidrólise energeticamente favorável, que gera 4 mol de H_2 e 1 mol de metaborato de sódio (NaBO2), tornando esse sal uma alternativa simples e barata para armazenar hidrogênio.
Para tornar esse processo sustentável, é necessário a recuperação do ânion BH4- após a sua reação. Porém, essa etapa não é tão simples, pois a redução do borato não é termodinamicamente favorável, exigindo altas temperaturas e pressões, o que dificulta a viabilidade e aumenta o custo deste processo.
Uma alternativa em estudo é a recuperação eletroquímica, que utiliza um processo eletrolítico. Esse processo pode ser feito em temperatura ambiente e não demanda grande pressões, tornando-o mais barato e simples.
Dessa forma, para realização deste trabalho, busca-se utilizar da rota eletroquímica para a recuperação do ânion borohidreto a partir do ânion borato. O processo de eletrocatálise, empregará diferentes catalisadores para verificar sua viabilidade. Serão utilizados os seguintes materiais como catalisadores, dióxido de titânio (TiO2), óxido de ferro(II,III) (Fe3O4) e pentóxido de nióbio (Nb2O5). A partir desses materiais serão montados eletrodos em feltro de carbono seguindo uma mistura de 80% de material ativo (óxidos), 10% de fluoreto de polivinilideno (PVDF) e 10% de carbon black. Será utilizado uma célula tipo H e a técnica aplicada será a voltametria cíclicas.
Palavras-chave Energia Limpa, Armazenamento de Hidrogênio, Eletrocatálise
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.