| Resumo |
O presente estudo aprofunda, a partir de um recorte temático, os trabalhos de investigações que vêm sendo desenvolvidos desde 2008 realizados no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação da Faculdade de Educação (GEPHE), do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Ginástica (GEPHGI) e do Grupo de Pesquisa Ensino, Corpo e Sociedade. O desenvolvimento dessas mesmas permitiu ampliações em novas pesquisas voltadas para caracterização da formação ofertada pelo Instituto Central de Ginástica (GCI) na Suécia, também da circulação de sujeitos que mantiveram contato com o que era lá ensinado, além de analisar os diferentes métodos de ginástica sueca que se apresentavam ao mundo a partir dos diferentes sujeitos que, da sua forma, reconstruíram o que apreenderam neste Instituto específico. Contundo, devido a dificuldade de encontrar fontes que nos permitisse construir uma narrativa histórica acerca do Instituto Central de Ginástica de Estocolmo no período inicialmente proposto, de 1883 a 1900, além de uma ausência de estudos que abordasse a gênese desse Instituto, houve a necessidade de ajustar a temporalidade do objeto. Assim, o objetivo geral foi compreender a criação do Instituto Central de Ginástica de Estocolmo, tomando como eixo de análise a trajetória de Pehr Henrick Ling, no período de 1799 a 1813. Na metodologia, o desenvolvimento da pesquisa seguiu os procedimentos metodológicos da pesquisa histórica, utilizando fontes documentais obtidas nos arquivos brasileiros, portugueses e suecos. Por meio de investigações ao decorrer do período histórico analisado, conformou-se uma formação em ginástica sueca, a partir de diferentes saberes, no âmbito de instituições voltadas para a formação de professores. A coleta de dados visou recuperar registros de um passado histórico que, desvelado, permitiu contar parte do que foi o processo de enraizamento e afirmação da Gymnastica no período estudado. As fontes documentais foram constituídas de iconografias, reportagens, documentos oficiais, discursos que, revisitados, revelem vestígios do que foi a história dessa disciplina, permitindo recuperar sentimentos e expectativas com relação a este processo. Durante a pesquisa, foi-se observado a influência dos contextos de guerras na Europa durante a Era Napoleônica na formação da ideia de ginástica por Ling, no qual pensava na constituição de uma necessidade do povo sueco em investir em um debate acerca da educação do corpo, instrumento necessário aos tempos de guerras. Além disso, seu contato com a Ginastica de Nachtegall na Dinamarca foi decisivo no planejamento em abrir em Estocolmo uma escola de formação de professores de ginástica para toda a Suécia, que foi concretizado em 1814 com a fundação do GCI, sendo Ling o articulador principal no GCI, que foi de grande importância para o início de um enorme movimento de circulação e reprodução da ginástica sueca, sendo encontrados vestígios dessa ginástica em vários outros países. |