| Resumo |
O objetivo geral deste trabalho de extensão é desenvolver um curso de formação aos professores que atuam na educação básica do sistema público de ensino e aos estudantes de graduação e pós-graduação que se interessam pela temática do financiamento para a Educação Infantil (EI). Especificamente pretende-se: estudar, conhecer e problematizar as políticas de financiamento para a EI e discutir os impactos das políticas de fundos e suas ações nos municípios brasileiros a partir da produção atual de pesquisadoras/es das políticas de financiamento educacional no Brasil. Essa ação está vinculada ao Projeto de Extensão registrado na Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFV e intitulado “Políticas de Financiamento para a Educação Infantil: ações formativas entre universidade e profissionais da educação de redes municipais de educação”, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias e Crianças em Cena (GEPICENA)/ DPE. As principais atividades que estão sendo realizadas são: curso de formação mensal realizado em um sábado de cada mês, de março a dezembro de 2025, exceto julho, carga horária de 40 horas, na modalidade virtual e reuniões quinzenais da equipe organizadora -professoras e estudantes do curso de pedagogia - para estudos e aprofundamento da temática, bem como para o planejamento e a organização dos cursos. Os resultados observados até o momento indicam o atendimento de duas turmas cujos encontros são realizados aos sábados com datas distintas, somando um total de aproximadamente 91 cursistas. Dentre desse total, 32 são estudantes de graduação, 27 são professores da educação básica, 10 são auxiliares de creche, 3 são da administração pedagógica, 3 estão vinculados a pós-graduação, 2 atuam na área da psicologia, 1 é assessora parlamentar da comissão de direitos da criança e do adolescente e 1 é Nail Designer, 12 não responderam a pergunta. O ensino superior é o nível de formação mais elevado dos cursistas (47), em segundo lugar tem-se a graduação em andamento (21), depois, ensino médio (4), a seguir, especialização (10) e o mestrado (6), já o menor número é o de doutorado (2) e doutorado em andamento (1). Ao comparar a atividade profissional e a formação dos cursistas constata-se a presença significativa dos professores da educação básica com formação no ensino superior e o dos estudantes de graduação liderando o perfil dos cursistas. Esse público tem demonstrado interesse pelos subtemas que têm sido desenvolvidos no curso, são eles: constituição histórica dos estabelecimentos infantis, políticas públicas para a EI, financiamento educacional e financiamento para a EI. Até o presente momento do projeto, conclui-se, portanto, que o curso tem cumprido sua função extensionista ao oferecer espaço de estudo, de discussão teórica e de compartilhamento das políticas de financiamento entre a universidade e os professores de redes públicas de ensino, indicando a necessidade de continuidade deste projeto. |