Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21724

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Otto Waldomiro Batista Ferreira
Orientador EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO
Outros membros Carla de Godoi Floresta Mota , Maria Eduarda Paulo de Souza Ramos
Título Dança no Contexto Escolar: Linguagem Artística ou Ferramenta Pedagógica?
Resumo O presente resumo, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - Núcleo Dança 2024/2026, da Universidade Federal de Viçosa), investiga os desafios de alunos e professores na valorização da Dança enquanto área de conhecimento no contexto da Educação Básica. A Dança, considerando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é vista como uma linguagem da arte, portanto, é frequentemente utilizada como dispositivo metodológico de ensino para outros conteúdos, desconsiderando, por vezes, toda a parte crítica, histórica e cultural da Dança, que a faz ser uma área de conhecimento completa, independente e capaz de ser estudada em unicidade. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando como método pesquisa de campo e entrevistas realizadas com professores de Arte e estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de escolas do município de Viçosa - MG, além de uma observação participante como instrumento de coleta de dados. Os resultados apontam uma dificuldade no ensino da Dança atrelada à falta de formação docente específica, gerando uma compreensão limitada sobre a linguagem artística. Além disso, o desinteresse dos alunos pela disciplina de Arte e, especialmente, a falta de aproximação com a Dança enquanto atividade teórica e/ou prática complexifica que bons trabalhos da área de conhecimento sejam aplicados de forma produtiva e efetiva. Urge a necessidade de projetos pedagógicos e políticas públicas que incentivem e assegurem o estudo qualificado da Dança como área de conhecimento no currículo escolar, não apenas como prática metodológica para o ensino de outras disciplinas, mas com características próprias de ensino-aprendizagem. Faz-se necessária a formação continuada de ambientes formativos que incentivem a construção de reflexões sobre o corpo e a expressividade, considerando que o professor de Arte tem por formação apenas uma área específica das artes. O estudo propõe uma reflexão acerca da necessidade de uma mudança de perspectiva que compreenda a Dança como campo legítimo de saber, para além de sua função utilitária, destacando sua potência educativa, simbólica, cultural e fornecedora de subjetividades.
Palavras-chave Dança, Arte-educação, Linguagem Artística.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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