Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21717

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Lidiany Paiva Silva
Orientador LUCIANA RAMOS DE MOURA
Outros membros Anna Kamila Rodrigues Carneiro, RENNAN LANNA MARTINS MAFRA
Título Roda de Conversa sobre Fake News: Experiência extensionista com Adolescentes em uma instituição sem fins lucrativos.
Resumo A desinformação, amplificada pela presença das redes sociais e pela ausência de critérios de verificação, representa um risco crescente para a construção de uma sociedade informada, especialmente entre adolescentes. Segundo levantamentos da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2022, 43% dos jovens entre 09 e 17 anos não sabem identificar e verificar se uma informação obtida pela internet é verdadeira. Diante desse cenário, foi realizada, no dia 11 de junho de 2024, uma roda de conversa em uma instituição sem fins lucrativos, com a participação de 27 adolescentes, com o objetivo de debater o tema “Fake News”, promovendo reflexão crítica, escuta ativa e conscientização sobre os impactos da desinformação.
A atividade foi conduzida por graduandas de enfermagem e psicologia, bolsistas do projeto "Competência midiática, infância e adolescência em contextos de vulnerabilidade: processos de escuta, fortalecimento em rede e produção de conteúdos midiáticos na Fundação Menino Jesus – Ponte Nova/MG”, e dividida em dois momentos. Inicialmente, foram exibidos vídeos introdutórios sobre o assunto e em seguida, foi realizada uma dinâmica interativa na qual os adolescentes analisaram manchetes verdadeiras e falsas, utilizando plaquinhas para indicar se era “fato” ou “fake”. A ação provocou discussões sobre diversos temas escolhidos aleatoriamente pelas bolsistas, como bioluminescência em tubarões, boatos sobre vacinas e autismo, uso excessivo de redes sociais e seus efeitos cognitivos, além de desinformações no contexto eleitoral.
Os resultados indicam que, apesar de já conhecerem o termo "fake news", muitos adolescentes demonstraram dificuldade em identificar conteúdos falsos sem apoio. A atividade gerou questionamentos relevantes, troca de experiências pessoais e crenças familiares, e ampliou a percepção dos participantes sobre as consequências sociais, jurídicas e psicológicas da propagação de informações falsas.
Conclui-se que rodas de conversa como essa são instrumentos eficazes para promover o pensamento crítico e desenvolver habilidades de leitura e análise de conteúdos digitais entre adolescentes.
Palavras-chave fake news, adolescentes, desinformação
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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