Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21706

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Sociais: ODS10
Setor Departamento de Informática
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Júlia Galvão Matos
Orientador MICHEL MELO DA SILVA
Outros membros THIAGO LUANGE GOMES
Título Geração de expressões faciais realistas para animação de avatares hiper-realistas
Resumo A comunicação de pessoas com deficiências auditivas e de fala baseia-se nas linguagens de sinais; por isso, o aprendizado de línguas orais, como o português, é secundário. Essa dinâmica cria desafios na transmissão de mensagens, tornando a tradução da linguagem oral para a de sinais crucial para estreitar a lacuna comunicativa entre falantes e não falantes. Nesse contexto, as expressões faciais apresentam importância significativa, pois adicionam profundidade às interlocuções, revelando intenções e promovendo conexões, o que torna a comunicação mais eficaz e completa. Entretanto, apesar da relevância inegável dessa ferramenta, a escassez de dados visuais variados de qualidade para a criação de sistemas de tradução é um grande obstáculo. Coletar e rotular manualmente essas informações é custoso e demanda tempo e recursos consideráveis.Assim, a geração de dados sintéticos surge como uma solução promissora para criar os materiais necessários para programas de representação de sinais. No entanto, a criação de animações faciais críveis é uma tarefa desafiadora, dada a complexidade de capturar as minúcias das movimentações. O principal obstáculo é evitar o chamado “vale da estranheza”, garantindo uma representação autêntica. Diante desse cenário, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma metodologia para a animação de esqueleto da face a fim de realizar movimentos e expressões faciais de forma automática utilizando motores gráficos com renderização hiper-realista. Nossa principal hipótese é que a inclusão das expressões e movimentos faciais contribuirá para um melhor entendimento da sinalização realizada pelo avatar fotorrealístico, aprimorando a comunicação e acessibilidade da comunidade dependente da linguagem de sinais. Para este projeto, o motor escolhido foi a Unreal Engine, destacando-se pela sua capacidade de renderização e por suas ferramentas de animação de personagens. O processo de animação teve duas etapas. A primeira utilizou uma biblioteca de expressões faciais padronizadas da Unreal Engine para avatares MetaHuman, modelos humanos digitais realistas. Essa abordagem, contudo, tem limitações na diversidade das expressões, pois são pré-definidas, limitadas e imutáveis. A outra etapa foca na transferência de animações, que podem ser capturadas de vídeos, para avatares, a partir da transformação de modelos paramétricos, como o SMPL-X, para o MetaHuman, visando o retargeting de malhas e esqueletos. Tal processo permite maior flexibilidade e naturalidade às expressões, reproduzindo feições reais. Em suma, tal metodologia possibilitou avanços na animação de esqueletos das faces de modelos 3D para a geração de avatares realísticos, contribuindo para a criação de expressões faciais verossímeis. O objetivo final é integrar essas animações faciais às corporais para enriquecer as representações das linguagens de sinais, a fim de aprimorar a comunicação e a acessibilidade dos usuários dessas línguas.
Palavras-chave Linguagem de Sinais, Expressões Faciais, Dados Sintéticos
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.