Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21703

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Econômicas: ODS9
Setor Departamento de Microbiologia
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Walmar Oliveira Leite
Orientador JOSE GUILHERME PRADO MARTIN
Outros membros Paulo Sérgio Pedroso Costa Júnior
Título AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DE LEVEDURAS SELVAGENS ISOLADAS DE PRODUTOS FERMENTADOS EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE pH
Resumo INTRODUÇÃO: A bioprospecção de leveduras selvagens permite o desenvolvimento de novos produtos fermentados, contribuindo significativamente para a indústria de alimentos.
OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento de leveduras selvagens isoladas de produtos fermentados em meios padronizados com diferentes valores de pH (2,8; 4,2 e 5,5), como parte da análise de seu potencial biotecnológico.
METODOLOGIA: Foram analisados 145 isolados de leveduras provenientes de vinho de cachaça, fermento sourdough e kombucha, submetidos ao teste de crescimento em diferentes valores de pH (2,8; 4,2 e 5,5). As culturas foram incubadas a 28ºC por 48 horas em meio ágar Yeast Glucose Chloramphenicol (YGC: 2% ágar, 2% glicose, 0,5% extrato de levedura) com os pH ajustados por solução de HCl 0,3 mol/L. O crescimento foi avaliado e classificado como nulo, leve, moderado ou alto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O crescimento das leveduras variou conforme o valor de pH. Em pH 2,8, 0,68% dos isolados não apresentaram crescimento, 17,93% apresentaram crescimento moderado e 81,38% apresentaram crescimento alto. Em pH 4,2, nenhum isolado apresentou crescimento nulo, 0,68% apresentaram crescimento leve, 11,03% crescimento moderado e 88,28%, alto. Já em pH 5,5, 0,68% apresentaram crescimento leve, 4,14% moderado e 95,17% alto, sem casos de crescimento nulo. Esses resultados demonstram que a maioria dos isolados apresentou bom desempenho em diferentes níveis de acidez, evidenciando sua versatilidade para aplicações tecnológicas futuras.
CONCLUSÃO: Os resultados destacam o potencial biotecnológico dos isolados avaliados frente a diferentes valores de potencial hidrogeniônico. As leveduras demonstraram adaptabilidade, podendo ser utilizadas em diversos processos fermentativos voltados à produção de alimentos e bebidas com características sensoriais e funcionais diferenciadas. Estudos futuros devem focar na identificação e caracterização das espécies mais promissoras, bem como na otimização das condições de cultivo para uso industrial.
Palavras-chave bioprospecção, fermentação, acidez.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.