Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21684

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Maria Clara Moura Barcelos
Orientador CEZAR LUIZ DE MARI
Título Educação integral em Gramsci: das Cartas aos Cadernos do cárcere
Resumo A educação de qualidade é uma ferramenta crucial para a emancipação dos subalternos, sendo o marxista italiano Antonio Gramsci uma referência na idealização e prática de tal proposta. Esta investigação foi resultado de pesquisa apoiada pelo CNPq, edital PIBIC 2024-2025, tendo o título: “Da educação da infância à formação do ‘Leonardo da Vinci moderno’: análise das Cartas do cárcere de Antonio Gramsci”. Esta etapa da investigação teve como objetivo analisar as Cartas do cárcere a partir de suas concepções de educação e práticas pedagógicas com vistas a aprofundar as reflexões sobre o tema com base no atual contexto político e educacional. O desenvolvimento das questões educacionais desse filósofo teve seu ponto alto nos Cadernos do cárcere, especialmente os de números 1 e 12, onde se encontram as elaborações sobre o papel dos intelectuais, escola, educação e práticas educativas. No entanto, foi nas Cartas que Gramsci pode iniciar a sistematização de suas ideias, tendo como pontos de partida a vivência familiar e os movimentos de trabalhadores italianos refletidas em um conjunto de questões educacionais. A pesquisa utilizou a metodologia de análise filológica, que busca compreender as elaborações literárias sob a perspectiva e contexto histórico produzidas, estabelecendo as relações integrais de maneira situada. Desse modo, foram selecionadas remissivas para o estudo das ideias e propostas de Gramsci sobre educação. Além disso, a pesquisa investigou literaturas especializadas sobre os temas em pauta, fundamentando as análises e orientando a produção de novos conhecimentos. Com isso, foram encontradas nas Cartas destacadas inúmeras contribuições gramscianas à construção da escola, tendo o trabalho como princípio educativo e a concepção da educação integral. Esses subsídios teóricos colaboram para pensar em uma proposta educacional voltada à realidade brasileira envolta pelo neoliberalismo e marcada pela ideologia da privatização e da meritocracia, produzindo desigualdades e precariedades educacionais. Em uma sociedade marcada pela luta de classes Gramsci encontra o caminho para a formação emancipatória desde a infância à juventude, na concepção do “Leonardo da Vinci moderno”, usando-o como modelo que incorpora as dimensões teóricas e práticas da vida. Assim elabora a proposição de educação integral como parte integrante da proposta de escola unitária – pública, ativa e criativa, intelectual e manual, direcionada pelo trabalho. Em razão disso, foi possível compreender e reinterpretar os aportes fornecidos por Gramsci, mostrando que é possível idealizar e construir uma escola pública de educação básica pautada na formação técnica e humanística para a autonomia da classe trabalhadora.
Palavras-chave Educação, emancipação, formação integral.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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