Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21681

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ana Paula Silveira Ramos
Orientador NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Outros membros Edilene Aparecida Fernandes Castro dos Reis, Lorena Dias Freitas, Sabrina Oliveira Valente, Victória Silva Duarte
Título Caminhos que Encantam: Pintura no Pátio como Espaço Lúdico e Interativo para Crianças da Educação Infantil
Resumo Este relato compartilha uma experiência desenvolvida no pátio do Centro Municipal de Educação Infantil Cônego Antônio Mendes, realizada pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa. A proposta teve como objetivo transformar o espaço externo da instituição em um ambiente mais interativo e lúdico, por meio da pintura de elementos gráficos que favorecessem o brincar, a imaginação e a convivência entre as crianças do maternal ao segundo período. A iniciativa partiu da observação do potencial do pátio como espaço educativo e da escuta das próprias crianças, que demonstravam entusiasmo e desejo por experiências que envolvessem movimento, cores e jogos. Com isso, as pibidianas planejaram e realizaram, de forma colaborativa, a pintura de amarelinhas, formas geométricas coloridas, trilhas, caminhos sinuosos e outros elementos visuais diretamente no piso do pátio. Estas intervenções foram realizadas em equipe, envolvendo planejamento, seleção dos materiais (tinta guache, pincéis e giz para demarcar o local) e a criação dos desenhos com base nos interesses e repertórios infantis. Cada traço foi pensado para estimular o movimento corporal, a socialização e o jogo simbólico, oferecendo múltiplas possibilidades de uso pelas crianças das faixas etárias de 1 ano e 7 meses á 5 anos e 11 meses, que são atendidas pela escola. Após a finalização das pinturas,as crianças da creche ao segundo período passaram a explorar ativamente os caminhos, as formas e as brincadeiras ali propostas. As amarelinhas se tornaram parte da rotina das turmas maiores, enquanto os caminhos pintados no chão e as figuras geométricas foram utilizados como trilhas para corridas, desafios, percursos com carrinhos e jogos de faz de conta. Foi possível observar o quanto as crianças se sentem motivadas a ir ao pátio brincar. Diariamente, manifestavam o desejo de “descer para brincar no chão pintado”, demonstrando vínculo afetivo com o espaço e com a proposta. O ambiente, agora colorido e interativo, tornou-se ponto de encontro, de convivência e de invenção coletiva. Este projeto valorizou o brincar livre, a exploração do espaço físico, a expressão corporal e o uso das diferentes artes como linguagem da infância. A experiência de integrar diferentes grupos etários em um mesmo espaço lúdico, favoreceu a convivência entre pares, a cooperação e o fortalecimento dos vínculos escolares. Concluímos que, experiências como essa teve impacto na rotina e no bem-estar das crianças e reafirmou a importância de se pensar o espaço-ambiente escolar como um território vivo, em constante transformação, onde o brincar e a arte podem coexistir como formas legítimas de educar e aprender. Para as IDs, foi um momento de escuta, sensibilidade e construção conjunta de saberes, fortalecendo o compromisso com uma educação infantil mais viva, inclusiva e conectada com as múltiplas formas de ser criança.
Palavras-chave Educação Infantil, Espaço ludico e interativo, Programa Intitucional De Bolsa de Iniciação a Docência
Forma de apresentação..... Vídeo
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