Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21647

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor José Aparecido de Almeida Alves
Orientador MARINA SILVA DE LUCCA
Outros membros BRUNO DAVID HENRIQUES, GUSTAVO ANTONIO DE OLIVEIRA, OLAVO JOSE XAVIER DO CARMO, SILVIA ALMEIDA CARDOSO
Título Implementação do estágio curricular obrigatório em saúde mental no curso de Medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Resumo Introdução: A prevalência de transtornos mentais (TM) nos últimos 12 meses foi estimada em 29,6% no Brasil. Os TM e transtornos por uso de substâncias correspondem a 10,5% do total de DALYs (anos de vida perdidos ajustados por incapacidade) na América. Reconhecendo sua relevância, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação (DCN) em Medicina de 2014 enfatizou a importância de inserir a saúde mental (SM) no currículo médico de forma mais sistematizada. Assim, o curso de Medicina da UFV iniciou em 2015 essa inclusão, e, em 2025, o Estágio Curricular Obrigatório em Saúde Mental (ESM) está incorporado de forma efetiva na grade curricular do curso. Objetivos: Relatar o processo de implementação do ESM do Curso de Medicina da UFV. Descrição das principais ações: Em 2015, o Estágio Curricular Obrigatório em Saúde da Família e Comunidade (ESFC) incorporou 8 horas de carga horária de atividades em Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e conteúdos de SM nas discussões teóricas. Gradualmente, ampliou-se a carga horária em SM, com o cuidado de o estudante manter atividades na atenção primária, por ser a principal porta de entrada dos pacientes. Em 2025, o cenário é diversificado: Unidade de Atenção Primária (matriciamento das Unidades de Saúde, visitas domiciliares e reuniões intersetoriais de pacientes dos ambulatórios de psiquiatria), Ambulatórios de Atenção Secundária no Laboratório de Ensino (UAES – Unidade de Atenção Especializada em Saúde) do Departamento de Medicina e Enfermagem (Infância e Adolescência, Adultos, Idosos, Perinatal, Neurologia), CAPS (Mental, Álcool e Drogas, Infantil) e leitos em hospital geral na Atenção Terciária (Hospital São João Batista). Esses cenários fazem parte da rede de saúde pública e contam com professores e preceptores médicos do curso de Medicina, da rede de saúde e bolsistas. Os principais TM são abordados na carga horária teórica, assim como habilidades de comunicação clínica, entrevista médica, exame psicopatológico e intervenções psicossociais em laboratório de habilidades. Resultados alcançados até o momento: O ESM conta com carga horária de 435 horas. A parceria com a rede de saúde, com os médicos dos serviços e preceptores bolsistas foi essencial para o êxito da implementação. O estágio foi integrado em todos os níveis de atenção à saúde, o que enriquece o processo de ensino-aprendizagem e prepara o estudante para a realidade profissional. Conclusões: As evidências epidemiológicas e as DCN 2014 indicam a necessidade de incluir a SM como uma prioridade no currículo do estudante de Medicina, porém não detalham a forma de implantação. Na UFV, foi escolhida uma implantação gradual, aumentando a complexidade dos cenários e atividades, incorporando profissionais da própria instituição, da rede de saúde e profissionais liberais. Pretende-se aumentar a interação com a rede de assistência psicossocial, ampliando as ações de matriciamento e projetos que possam fortalecer o fluxo dos pacientes por essa rede.
Palavras-chave Currículo, Internato de Medicina, Saúde Mental
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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