| Resumo |
Introdução: A prevalência de transtornos mentais (TM) nos últimos 12 meses foi estimada em 29,6% no Brasil. Os TM e transtornos por uso de substâncias correspondem a 10,5% do total de DALYs (anos de vida perdidos ajustados por incapacidade) na América. Reconhecendo sua relevância, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação (DCN) em Medicina de 2014 enfatizou a importância de inserir a saúde mental (SM) no currículo médico de forma mais sistematizada. Assim, o curso de Medicina da UFV iniciou em 2015 essa inclusão, e, em 2025, o Estágio Curricular Obrigatório em Saúde Mental (ESM) está incorporado de forma efetiva na grade curricular do curso. Objetivos: Relatar o processo de implementação do ESM do Curso de Medicina da UFV. Descrição das principais ações: Em 2015, o Estágio Curricular Obrigatório em Saúde da Família e Comunidade (ESFC) incorporou 8 horas de carga horária de atividades em Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e conteúdos de SM nas discussões teóricas. Gradualmente, ampliou-se a carga horária em SM, com o cuidado de o estudante manter atividades na atenção primária, por ser a principal porta de entrada dos pacientes. Em 2025, o cenário é diversificado: Unidade de Atenção Primária (matriciamento das Unidades de Saúde, visitas domiciliares e reuniões intersetoriais de pacientes dos ambulatórios de psiquiatria), Ambulatórios de Atenção Secundária no Laboratório de Ensino (UAES – Unidade de Atenção Especializada em Saúde) do Departamento de Medicina e Enfermagem (Infância e Adolescência, Adultos, Idosos, Perinatal, Neurologia), CAPS (Mental, Álcool e Drogas, Infantil) e leitos em hospital geral na Atenção Terciária (Hospital São João Batista). Esses cenários fazem parte da rede de saúde pública e contam com professores e preceptores médicos do curso de Medicina, da rede de saúde e bolsistas. Os principais TM são abordados na carga horária teórica, assim como habilidades de comunicação clínica, entrevista médica, exame psicopatológico e intervenções psicossociais em laboratório de habilidades. Resultados alcançados até o momento: O ESM conta com carga horária de 435 horas. A parceria com a rede de saúde, com os médicos dos serviços e preceptores bolsistas foi essencial para o êxito da implementação. O estágio foi integrado em todos os níveis de atenção à saúde, o que enriquece o processo de ensino-aprendizagem e prepara o estudante para a realidade profissional. Conclusões: As evidências epidemiológicas e as DCN 2014 indicam a necessidade de incluir a SM como uma prioridade no currículo do estudante de Medicina, porém não detalham a forma de implantação. Na UFV, foi escolhida uma implantação gradual, aumentando a complexidade dos cenários e atividades, incorporando profissionais da própria instituição, da rede de saúde e profissionais liberais. Pretende-se aumentar a interação com a rede de assistência psicossocial, ampliando as ações de matriciamento e projetos que possam fortalecer o fluxo dos pacientes por essa rede. |