Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21646

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Beatriz Monteiro da Cruz
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Título A avaliação da aprendizagem nas publicações de periódicos educacionais: a trajetória do professor formador e a constituição de seu conhecimento profissional
Resumo Os sujeitos que passam pelos sistemas educacionais de ensino, dos níveis elementares aos superiores, têm contato com as avaliações em sua trajetória. Esse contato pode lhes deixar marcas positivas ou negativas que tendem a se reverberar em sua prática pedagógica docente, caso não passem por um processo de reflexão e de ressignificação. Nesse sentido, essa pesquisa tem o objetivo de analisar as experiências de avaliação da aprendizagem vividas durante o percurso formativo, de professores formadores, atuantes nas licenciaturas, e de que maneira essas experiências exercem influências em suas concepções sobre avaliação da aprendizagem e suas práticas avaliativas e pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em andamento, desenvolvida no mestrado em Educação. Ela se utilizará do questionário e da entrevista narrativa como instrumentos de produção de dados. Os participantes serão professores que atuam nas licenciaturas presenciais, de duas universidades públicas do estado de Minas Gerais. Para essa apresentação, será considerado um recorte dessa pesquisa, sendo explorado o Estado da Arte desenvolvido, composto de levantamento de pesquisas já realizadas, a fim de mapear e discutir como as avaliações da aprendizagem, na prática e na trajetória dos professores que atuam na educação superior, vêm sendo trabalhadas na literatura atual. O mapeamento dos trabalhos foi realizado em dois grandes periódicos da área da avaliação educacional, ambos classificados no estrato A1 do Qualis CAPES, sendo eles: “Estudo em Avaliação Educacional”, 1990 a 2025, e “Avaliação: Revista da avaliação na educação superior”, 1996 a 2024. O recorte temporal escolhido para análise, foi desde o ano de criação dos periódicos até suas publicações mais recentes, a fim de elucidar as tendências e lacunas nesse campo de estudo. Os trabalhos foram selecionados inicialmente, em cada um dos periódicos, pelo título e palavras-chave e, posteriormente, pela leitura e análise dos resumos. Não foram considerados, para análise, aqueles trabalhos que tratavam da avaliação institucional ou do trabalho dos docentes e nem aqueles que trabalharam com as avaliações externas que envolvem o ensino superior. Com a seleção realizada, foi possível dividir os trabalhos em duas categorias de análise: a avaliação da aprendizagem no Ensino Superior, trabalhada de uma forma abrangente, e as avaliações da aprendizagem na trajetória e prática dos docentes, sendo essa, subdividida em duas subcategorias: docentes de licenciaturas e docentes de bacharelado. O levantamento indicou uma lacuna na publicação de trabalhos específicos sobre o tema e a necessidade de maior aprofundamento na discussão da temática, uma vez que se evidenciou o uso ainda muito presente das avaliações tradicionais no Ensino Superior e a reprodução de práticas avaliativas que os professores foram submetidos quando ainda eram estudantes, bem como a lacuna formativa em disciplinas que trabalham a avaliação da aprendizagem.
Palavras-chave Avaliação da aprendizagem, Ensino Superior, Estado da Arte.
Forma de apresentação..... Vídeo
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