Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21641

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Letras
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Gabriella Araújo Duarte Mello Vieira
Orientador JOELMA SANTANA SIQUEIRA
Título Walt Whitman ou Efraín Huerta na poesia de Fernando Ferreira de Loanda
Resumo Este trabalho propõe uma análise do poema “Ode para Walt Whitman ou Efraín Huerta”, de Fernando Ferreira de Loanda, publicado no livro Kuala Lumpur (1991), com o objetivo de compreender os diálogos poéticos que o autor estabelece com Efraín Huerta e Walt Whitman. A escolha por esses dois nomes, separados no título por uma conjunção alternativa (“ou”), remete ao gesto de Álvaro de Campos em “Saudação a Walt Whitman”, em que o poeta norte-americano é saudado como “irmão em Universo”. A hipótese central é que Loanda formula, por meio desse poema, um gesto de filiação afetiva e literária que atravessa fronteiras nacionais e produz uma imagem de pertencimento latino-americano articulada ao desejo de integração com uma tradição poética internacional.

O estudo insere-se na perspectiva da literatura comparada e dialoga com o conceito de Weltliteratur formulado por Goethe, bem como com suas atualizações críticas, especialmente nos trabalhos de Franco Moretti, David Damrosch e Pascale Casanova. Busca-se refletir sobre como a trajetória de Loanda, que nasceu em Angola, era filho de portugueses e se naturalizou brasileiro, repercute em sua poesia e tensiona as noções de identidade, língua e nacionalidade. Embora sua obra tenha tido pouca repercussão no Brasil, há indícios de que foi melhor acolhido no México, onde teve livros publicados, poemas traduzidos e presença registrada em antologias e revistas literárias.

Além da análise textual do poema, a pesquisa investiga a recepção da obra de Loanda no Brasil e em outros contextos latino-americanos, com atenção à sua participação na chamada Geração de 45, não apenas como poeta, mas como editor da revista Orfeu, importante veículo de divulgação dos autores do período. A metodologia inclui levantamento e análise bibliográfica, estudo crítico-comparativo dos poemas “Ode para Walt Whitman ou Efraín Huerta” e “Saudação a Walt Whitman”, e discussão sobre o papel das revistas literárias na construção de redes intelectuais transnacionais.

Ao trazer à tona a obra de um poeta pouco estudado, mas profundamente implicado nas dinâmicas editoriais e culturais da poesia brasileira e latino-americana do pós-guerra, este trabalho pretende contribuir tanto para o resgate crítico da Geração de 45 quanto para os debates contemporâneos sobre circulação poética, cosmopolitismo e literatura mundial.
Palavras-chave Fernando Ferreira de Loanda, literatura comparada, Geração de 45.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,68 segundos.