Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21636

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor José Maria da Silva Couto
Orientador ERICA TOLEDO DE MENDONCA
Outros membros Francina Lana Soares, LUANA VIEIRA TOLEDO
Título Conhecimentos e percepções sobre inteligência artificial de estudantes da área de ciências da saúde de uma universidade pública federal
Resumo Introdução: Nos últimos anos, as ferramentas de Inteligência Artificial estão sendo amplamente utilizadas para personalizar a experiência de aprendizagem, melhorar a compreensão e aumentar o engajamento dos discentes, promovendo melhorias consideráveis no processo de ensino e aprendizagem, em especial no que concerne às Ciências da Saúde. Objetivo: avaliar os conhecimentos e percepções sobre Inteligência Artificial no processo de ensino-aprendizagem entre discentes dos cursos de Ciências da Saúde de uma instituição pública de ensino superior. Métodos: estudo transversal conduzido com 304 discentes dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Medicina e Nutrição de uma universidade pública federal de Minas Gerais. Trata-se de resultados parciais de recorte de uma pesquisa maior, de delineamento misto, cuja coleta de dados fora realizada entre abril e maio de 2025 com aplicação de questionários online no formato Google Forms, com questões do tipo likert, variando de 1 a 5 pontos, e realização de análise descritiva de 15 questões. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética sob o parecer nº 7.283.361. Resultados: dentre os discentes, 50,0% eram do sexo feminino e 50,0%, do sexo masculino, sendo 48,4% da Educação Física; 23,0% da Enfermagem; 15,5% da Medicina e 13,2% da Nutrição. A mediana de idade foi de 22,5 anos. Em relação às ferramentas de inteligência artificial, as mais conhecidas pelos discentes foram o ChatGPT (98,0%), seguido da Alexa (69,4%), Gemini (68,4%), Google Lens (53,3%) e Mendeley (32,9%). A maioria dos discentes entende que as ferramentas de inteligência artificial promovem um ambiente de aprendizagem mais inclusivo (55,6%), contribuem para a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos (63,2%) e para a inovação na educação (87,1%). A maioria dos estudantes manteve-se neutra em relação à afirmação de que tem um bom conhecimento sobre a aplicação das tecnologias de inteligência artificial aplicadas à educação (p=0,661). Além disso, a maioria dos discentes discorda que a inteligência artificial possa substituir o papel do professor no futuro (82,7%). Conclusão: observou-se que existem fragilidades no conhecimento dos estudantes dos diferentes cursos sobre as ferramentas de inteligência artificial, bem como uma concordância em relação aos impactos positivos e às melhorias que essas ferramentas podem promover no processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, as ferramentas de inteligência artificial são consideradas pelos discentes como instrumentos facilitadores e dinamizadores do processo de ensino-aprendizagem. Ainda que assim sejam consideradas, as referidas ferramentas não podem substituir o papel do professor no futuro.
Palavras-chave Inteligência artificial, Ensino, Educação em Ciências da Saúde
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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