| Resumo |
A indisciplina e os comportamentos desafiadores nas aulas de Educação Física se relacionam com fatores externos ao ambiente escolar, na relação professor-aluno e na percepção de não legitimidade da disciplina. Nesse contexto, o presente resumo tem como objetivo relatar a experiência do processo de formação pedagógica vivenciado no estágio supervisionado e discutir as ações didáticas e estratégias de intervenção empregadas para lidar com desafios comportamentais nas aulas de Educação Física escolar. O estágio foi realizado em uma escola municipal na cidade de Viçosa, nas turmas dos 2° e 3° anos do Ensino Fundamental I, e estruturado em duas fases distintas: a de observação, que permitiu aos estagiários analisar as metodologias de ensino do professor supervisor e sua gestão da sala de aula, e a de prática de ensino, onde planejamos e ministramos aula aos alunos. A partir das observações identificou-se que durante as aulas de Educação física, alguns alunos apresentavam comportamentos desafiadores como dificuldade em trabalhar em equipe e desconsideração com colegas e estagiários. Assim, a partir dos desafios encontrados inicialmente, adotamos algumas estratégias a fim de superar tais comportamentos. O primeiro ponto foi a seleção dos conteúdos para a regência, que recaiu sobre jogos e brincadeiras com ênfase nos jogos cooperativos. Tais conteúdos, além de estarem no planejamento do professor supervisor, foram estrategicamente selecionados por notarmos a dificuldade dos alunos em trabalhar em equipe, o que geralmente, gerava atitudes desrespeitosas, buscando assim desenvolver habilidades sociais e respeito às regras de forma lúdica, enfatizando a dimensão atitudinal do conteúdo. Ao final das aulas de Educação Física foram implementadas, rodas de conversa para promover a reflexão sobre as atitudes. Pontualmente, foi necessário aplicar períodos de reflexão direcionada, como intervenções imediatas sobre a ação do aluno, sempre com acompanhamento e orientação. Os principais desafios encontrados foram: manter a concentração dos alunos e garantir compreensão e o cumprimento das regras propostas nas atividades, especialmente no início das intervenções. Como resultado da aplicação dessas estratégias e da metodologia focada na cooperação e reflexão, observamos uma melhora significativa no comportamento geral dos alunos ao longo do período do estágio. A partir dessa experiência é possível considerar que a tematização e/os jogos cooperativos nas aulas de Educação Física de forma intencional e reflexiva pode se configurar como uma estratégia eficaz para a redução dos comportamentos desafiadores observados. Portanto, promover um ambiente que valorize a colaboração, o respeito e o trabalho em equipe é crucial para a criação de um espaço escolar mais seguro e propício ao desenvolvimento saudável e integral das crianças, contribuindo para a formação de indivíduos mais respeitosos e capazes de construir relacionamentos positivos ao longo de suas vidas. |