Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21620

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lara Braz Martins
Orientador PATRICIA SANTOS DE OLIVEIRA
Outros membros Marcelo Junior Tomaz de Souza, Yago Rodrigues Freitas Oliveira
Título Comportamento dos Alunos Durante as Aulas de Educação Física: Um Relato de Experiência
Resumo A indisciplina e os comportamentos desafiadores nas aulas de Educação Física se relacionam com fatores externos ao ambiente escolar, na relação professor-aluno e na percepção de não legitimidade da disciplina. Nesse contexto, o presente resumo tem como objetivo relatar a experiência do processo de formação pedagógica vivenciado no estágio supervisionado e discutir as ações didáticas e estratégias de intervenção empregadas para lidar com desafios comportamentais nas aulas de Educação Física escolar. O estágio foi realizado em uma escola municipal na cidade de Viçosa, nas turmas dos 2° e 3° anos do Ensino Fundamental I, e estruturado em duas fases distintas: a de observação, que permitiu aos estagiários analisar as metodologias de ensino do professor supervisor e sua gestão da sala de aula, e a de prática de ensino, onde planejamos e ministramos aula aos alunos. A partir das observações identificou-se que durante as aulas de Educação física, alguns alunos apresentavam comportamentos desafiadores como dificuldade em trabalhar em equipe e desconsideração com colegas e estagiários. Assim, a partir dos desafios encontrados inicialmente, adotamos algumas estratégias a fim de superar tais comportamentos. O primeiro ponto foi a seleção dos conteúdos para a regência, que recaiu sobre jogos e brincadeiras com ênfase nos jogos cooperativos. Tais conteúdos, além de estarem no planejamento do professor supervisor, foram estrategicamente selecionados por notarmos a dificuldade dos alunos em trabalhar em equipe, o que geralmente, gerava atitudes desrespeitosas, buscando assim desenvolver habilidades sociais e respeito às regras de forma lúdica, enfatizando a dimensão atitudinal do conteúdo. Ao final das aulas de Educação Física foram implementadas, rodas de conversa para promover a reflexão sobre as atitudes. Pontualmente, foi necessário aplicar períodos de reflexão direcionada, como intervenções imediatas sobre a ação do aluno, sempre com acompanhamento e orientação. Os principais desafios encontrados foram: manter a concentração dos alunos e garantir compreensão e o cumprimento das regras propostas nas atividades, especialmente no início das intervenções. Como resultado da aplicação dessas estratégias e da metodologia focada na cooperação e reflexão, observamos uma melhora significativa no comportamento geral dos alunos ao longo do período do estágio. A partir dessa experiência é possível considerar que a tematização e/os jogos cooperativos nas aulas de Educação Física de forma intencional e reflexiva pode se configurar como uma estratégia eficaz para a redução dos comportamentos desafiadores observados. Portanto, promover um ambiente que valorize a colaboração, o respeito e o trabalho em equipe é crucial para a criação de um espaço escolar mais seguro e propício ao desenvolvimento saudável e integral das crianças, contribuindo para a formação de indivíduos mais respeitosos e capazes de construir relacionamentos positivos ao longo de suas vidas.
Palavras-chave Educação Física escolar, Comportamentos desafiadores, Jogos cooperativos
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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