Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21609

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Serviço Social
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Douglas Franco Bortone
Orientador MARIA DAS DORES SARAIVA DE LORETO
Outros membros LILIAN PERDIGAO CAIXETA REIS
Título Flexibilidade e escolha: as narrativas e o discurso político sobre o Novo Ensino Médio
Resumo Desde 2017, com a aprovação da Lei 13.415, as disputas e as discussões sobre o modelo ideal para o Ensino Médio ganharam espaço nas redes e movimentos sociais, tanto em nível nacional quanto regional. Desde seu agendamento político, grupos de empresários e políticos defendiam amplamente nas redes sociais a necessidade de uma mudança na formação de nível médio do público juvenil, enfatizando que a flexibilidade de escolhas sobre qual área seguir lhes garantiria sucesso na elaboração de seus respectivos projetos de vida. Enfim, em uma perspectiva mais ampla, busca-se conhecer os limites e as possibilidades de os jovens do campo serem sujeitos ativos na construção de seus próprios projetos de vida. Especificamente, a pergunta que move este trabalho é: de que modo o discurso constrói e legitima a reforma do Ensino Médio?
Para responder à pergunta, o presente trabalho tem como objetivo analisar as narrativas e o discurso político presente na reforma curricular desta etapa de ensino nas páginas oficiais do Governo Federal e Estadual de Minas Gerais.
Enquanto suporte teórico-metodológico adotou-se a Análise Crítica do Discurso (ACD), considerando a aproximação da linguagem como prática social e sua relação com a Teoria Social de Marx e Bourdieu. Em relação ao percurso metodológico, buscou-se em primeiro momento realizar um mapeamento das páginas oficiais dos respectivos governos, no período de 2017 a 2022, cujo recorte incluiu memorandos e documentos normativos oficiais até postagens sobre o Ensino Médio, nas redes sociais.
Resultados parciais indicam uma categorização em 4 eixos: formas e estratégias, gêneros discursivos, posicionamentos ideológicos e identidades. Além disso, que os discursos sobre a nova política para o Ensino Médio trouxeram elementos do neoliberalismo econômico, disseminando entre os jovens a lógica da competividade, de sucesso, de investimento nos próprios negócios e da meritocracia. Ou seja, o discurso evidenciou que, no campo da educação e das políticas sociais, observa-se uma desconsideração sobre os determinantes sociais presentes na elaboração dos projetos de vida dos jovens, em face às múltiplas realidades experimentadas por este grupo social.
Palavras-chave Juventude, Educação, Discurso.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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