| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Pós-graduação |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de Serviço Social |
| Bolsa | FAPEMIG |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | FAPEMIG |
| Primeiro autor | Douglas Franco Bortone |
| Orientador | MARIA DAS DORES SARAIVA DE LORETO |
| Outros membros | LILIAN PERDIGAO CAIXETA REIS |
| Título | Flexibilidade e escolha: as narrativas e o discurso político sobre o Novo Ensino Médio |
| Resumo | Desde 2017, com a aprovação da Lei 13.415, as disputas e as discussões sobre o modelo ideal para o Ensino Médio ganharam espaço nas redes e movimentos sociais, tanto em nível nacional quanto regional. Desde seu agendamento político, grupos de empresários e políticos defendiam amplamente nas redes sociais a necessidade de uma mudança na formação de nível médio do público juvenil, enfatizando que a flexibilidade de escolhas sobre qual área seguir lhes garantiria sucesso na elaboração de seus respectivos projetos de vida. Enfim, em uma perspectiva mais ampla, busca-se conhecer os limites e as possibilidades de os jovens do campo serem sujeitos ativos na construção de seus próprios projetos de vida. Especificamente, a pergunta que move este trabalho é: de que modo o discurso constrói e legitima a reforma do Ensino Médio? Para responder à pergunta, o presente trabalho tem como objetivo analisar as narrativas e o discurso político presente na reforma curricular desta etapa de ensino nas páginas oficiais do Governo Federal e Estadual de Minas Gerais. Enquanto suporte teórico-metodológico adotou-se a Análise Crítica do Discurso (ACD), considerando a aproximação da linguagem como prática social e sua relação com a Teoria Social de Marx e Bourdieu. Em relação ao percurso metodológico, buscou-se em primeiro momento realizar um mapeamento das páginas oficiais dos respectivos governos, no período de 2017 a 2022, cujo recorte incluiu memorandos e documentos normativos oficiais até postagens sobre o Ensino Médio, nas redes sociais. Resultados parciais indicam uma categorização em 4 eixos: formas e estratégias, gêneros discursivos, posicionamentos ideológicos e identidades. Além disso, que os discursos sobre a nova política para o Ensino Médio trouxeram elementos do neoliberalismo econômico, disseminando entre os jovens a lógica da competividade, de sucesso, de investimento nos próprios negócios e da meritocracia. Ou seja, o discurso evidenciou que, no campo da educação e das políticas sociais, observa-se uma desconsideração sobre os determinantes sociais presentes na elaboração dos projetos de vida dos jovens, em face às múltiplas realidades experimentadas por este grupo social. |
| Palavras-chave | Juventude, Educação, Discurso. |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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