Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21584

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Informática
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Arthur Andrade Vieira
Orientador JULIO CESAR SOARES DOS REIS
Outros membros ANDRE GUSTAVO DOS SANTOS, Carlos Eduardo Paulino Silva
Título Recomendação Automática de Exercícios de Programação Extraclasse em Ambientes de Correção Automática de Código: Inferência Automática da Dificuldade de Exercícios de Programação
Resumo As disciplinas de programação de computadores, embora fundamentais, são desafiadoras para estudantes ingressantes devido ao conhecimento prévio heterogêneo. Mesmo com o uso de Ambientes de Correção Automática de Código (ACACs) para aliviar a carga de trabalho dos professores, a tarefa de criar listas de exercícios extraclasse com dificuldade crescente e adequada aos diferentes perfis de alunos continua sendo um grande desafio. A seleção manual de exercícios é inviável em turmas grandes e diversas. Diante disso, este projeto de pesquisa insere-se no objetivo maior de desenvolver sistemas de recomendação automática de exercícios para proporcionar uma experiência de aprendizagem personalizada. Este estudo, especificamente, está focado em investigar o potencial da aplicação de técnicas de mineração de dados e processamento de linguagem natural para definir e extrair características que representem o nível de dificuldade dos exercícios a partir de seus códigos-fonte de solução. A metodologia adotada compreende as seguintes etapas: primeiro, um levantamento bibliográfico para entender as estratégias existentes para inferir o nível de dificuldade de um exercício a partir do código; segundo, a coleta e catalogação de dados das soluções submetidas por estudantes no ACAC BOCA do Departamento de Informática (DPI)/ da Universidade Federal de Viçosa (UFV) entre 2014 e 2021 – são dados referentes a exercícios de programação de uma disciplina introdutória do curso de Ciência da Computação; terceiro, foi realizada uma análise exploratória dos códigos-fonte para identificar padrões úteis à inferência de dificuldade, utilizando técnicas de mineração de dados ; e, por fim, foram aplicadas e avaliadas, de forma preliminar, soluções automáticas baseadas em aprendizado de máquina na tarefa de inferir automaticamente a dificuldade de uma questão a partir do código-fonte contendo a solução. Conclui-se, então, que este estudo tem o potencial de gerar uma contribuição relevante para as áreas de Mineração de Dados e Processamento de Linguagem Natural, além de fornecer uma base sólida para futuros sistemas de recomendação, incluindo o contexto de personalização de exercícios de programação para um processo de ensino-aprendizagem mais adaptável e/ou ajustável as diferentes realidades dos estudantes.
Palavras-chave Programação, Dificuldade, Educação
Forma de apresentação..... Vídeo
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