| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Ensino médio |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CAPES |
| Primeiro autor | Hyan Aguiar de Oliveira |
| Orientador | JOSE MARCELO GOMES |
| Outros membros | Luiz Gustavo Romagnoli Santiago |
| Título | Entre a Teoria e a Prática: A Visão do Pibidiano na Elaboração de Protótipos Experimentais a partir de uma Análise Crítica de Relatos e Vivências. |
| Resumo | O presente projeto, intitulado "Entre a Teoria e a Prática: A Visão do Pibidiano na Elaboração de Protótipos Experimentais a partir de uma Análise Crítica de Relatos e Vivências", propõe uma reflexão sobre as experiências de pibidianos em sala de aula durante a realização de atividades práticas com estudantes da educação básica. A proposta central consiste em analisar criticamente o processo de criação de protótipos experimentais de Física, desenvolvidos pelos alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAP-Coluni) a partir dos conteúdos estudados ao longo do ano letivo. Fundamentado na teoria da aprendizagem significativa, do psicólogo e pedagogo David Paul Ausubel e, nas ideias de Paulo Freire, o projeto valoriza o protagonismo estudantil, reconhecendo o aluno como sujeito ativo na construção do conhecimento. Por meio de observações, registros e relatos dos pibidianos, busca-se compreender o impacto pedagógico dessas práticas na aprendizagem, com ênfase no desenvolvimento do pensamento científico, da autonomia e do engajamento dos estudantes. Como destaca Paulo Freire, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção, e é nesse sentido que os alunos são incentivados a experimentar, refletir e aprender com sentido. Além da dimensão pedagógica, o projeto contempla também um aspecto social relevante que, por meio de escolha dos próprios alunos, os protótipos produzidos serão doados a escolas públicas da região, ampliando o acesso de outros estudantes à prática experimental em Física, sendo essa uma realidade muitas vezes ausente em escolas públicas. Assim, esse gesto fortalece os laços entre universidade e comunidade escolar, promovendo a partilha do saber e o compromisso com a transformação social. Dessa forma, a pesquisa busca evidenciar o papel do PIBID como um espaço formativo de caráter crítico, que integra teoria e prática em favor de uma educação mais significativa, colaborativa e socialmente comprometida. |
| Palavras-chave | Ensino de Física, Práticas pedagógica, Formação Docente. |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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