Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21550

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Dimensões Ambientais: ODS12
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Ana Luísa Pereira Lima
Orientador PABLO MURTA BAIAO ALBINO
Outros membros BIANCA APARECIDA LIMA COSTA, Nádia Dutra De Souza
Título Reciclagem Popular e Solidária: fortalecimento da coleta seletiva e da inclusão socioeconômica
Resumo O projeto de extensão Reciclagem Popular e Solidária é uma iniciativa da Universidade Federal de Viçosa (UFV), vinculada aos Departamentos de Economia Rural e de Ciências Sociais, que tem como objetivo apoiar e fortalecer as associações de catadores de materiais recicláveis do município de Viçosa-MG: a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAT) e a Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE). O projeto é composto por nove bolsistas, sendo um de apoio técnico e os demais estudante de graduação, o que garante a abordagem multidisciplinar das ações. Ele é fruto da integração de três projetos de extensão consolidados: Gestão na Prática, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) e Programa Interação, cada qual com contribuições específicas, mas convergentes na proposta de fortalecimento da coleta seletiva e da valorização do trabalho dos catadores.
O Gestão na Prática atua com foco na qualificação da gestão das associações, por meio do apoio técnico-administrativo, acompanhamento de dados operacionais (como coleta, triagem e comercialização dos materiais), organização financeira e auxílio na elaboração e gestão de contratos e no acesso a programas governamentais e iniciativas de logística reversa. A ITCP busca aprofundar o diagnóstico das associações, considerando aspectos estruturais, operacionais, administrativos e sociais. Com base nesses diagnósticos, são elaborados estudos de viabilidade econômica para subsidiar a tomada de decisões estratégicas pelos catadores e suas lideranças, além de promover a prospecção de editais e oportunidades que contribuam com o fortalecimento institucional dessas organizações. Já o Programa Interação se dedica à mobilização e sensibilização da comunidade viçosense em relação à importância da coleta seletiva e à valorização do trabalho dos catadores, organizando campanhas educativas e atuando diretamente no Fórum Municipal Lixo e Cidadania – espaço de diálogo e articulação entre poder público, associações e sociedade civil em torno da temática dos resíduos sólidos.

Por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, o projeto busca contribuir com a inclusão social e produtiva dos catadores, ao mesmo tempo em que fortalece práticas sustentáveis de gestão dos resíduos sólidos urbanos. O projeto encontra-se em fase inicial de atuação, mas a integração de suas frentes já tem gerado resultados significativos. Entre eles, destacam-se o desenvolvimento do diagnóstico das associações, o acompanhamento mais contínuo das atividades realizadas pelos catadores e a realização de ações voltadas tanto para o fortalecimento interno quanto para o reconhecimento social do trabalho desenvolvido por essas organizações. Além disso, estão sendo promovidas iniciativas de apoio técnico, político e institucional que visam ampliar a visibilidade, a valorização e as possibilidades de sustentabilidade das associações no contexto da gestão de resíduos sólidos
Palavras-chave associações, reciclagem, coleta seletiva
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,77 segundos.